Como Orar? - 3

O Senhor está longe dos ímpios, mas a oração dos justos escutará. 

Provérbios 15:29

Não há um justo sequer, então como seremos ouvidos? 

Em Cristo é que somos justificados, nenhum de nós será ouvido por merecer, mas pela graça e pela misericórdia de Deus. Pobres de espíritos, dependentes de Deus inteiramente, é assim que seremos ouvidos.

Mas se abraçarmos o comportamento ou mesmo a mentalidade ímpia intencional e definitivamente, estamos abrindo mão de sermos feitos justos por Deus, estamos mirando outro alvo, os desejos da carne, e consequente errando o alvo correto, ou seja, literalmente, pecando, e escolhendo o pecado. Se assim fizermos estamos tornando a graça vã, e podemos, ainda mais, estar resistindo ao Espírito, que trabalha em nós, quer saibamos ou não. É preciso abrir mão da impiedade.

E o que ser ímpio?

Segundo o dicionário impio significa desumano, desnaturado, insensível; pessoa que não tem piedade, que age cruelmente; indiferente, que pratica barbaridades, que tortura. Ímpio (com acento) é também um adjetivo que significa herege, incrédulo, aquele que não tem fé; também o que possui valores contrários aos estabelecidos, ou ainda o que ofende a moral e a justiça; pessoa que age com libertinagem, que abusa da liberdade. 

Origem etimológica: im (não) + pio (piedoso).

E o que Significa Ímpio na Bíblia?

Daniel Conegro nos diz algo importante sobre isso:

"Ímpio significa tudo aquilo que é contrário a Deus e sua Lei. As palavras “ímpio”, “impiedade” e “impiamente” são aplicadas muitas vezes na Bíblia para traduzir termos originais hebraicos e gregos, (...) outras palavras, cujo significado é muito próximo de “ímpio”, são aplicadas de forma intercambiável ou sinônima. Por isso o ímpio também é chamado na Bíblia de “pecador”, “maligno” e “iníquo”. (...) O ímpio é exatamente o oposto do justo. (...) age de forma perversa, maligna e falsa diante de Deus (cf. Gênesis 38:7; Isaías 5:20; Amós 5:14,15)."

Deus é puro e pio, o puro se tornaria impuro se se misturasse ao impuro e daí não restaria mais esperança nem para o pio nem para o ímpio. Assim Deus está longe do ímpio. Não que ele se retire, mas o ímpio repele a Deus e assim se auto-expulsa de dentro dele. Como Deus é onipresente, na verdade, é o ímpio que está longe de Deus.

O sacrifício dos ímpios é abominável ao Senhor, mas a oração dos retos é o seu contentamento. - Provérbios 15:8

Observe que do reto basta a oração, mas do ímpio nem sequer o sacrifício serviria.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me converti, e agora?

Refutada a tese soteriológica católica romana ou não?

O ESPÍRITO SANTO