CARIDADE, OFERTAS, FILANTROPIA, DÍZIMOS...


Lucas 11
39. E o Senhor lhe disse: Agora vós, os fariseus, limpais o exterior do copo e do prato; mas o vosso interior está cheio de rapina e maldade.
40. Loucos! Quem fez o exterior não fez também o interior?
41. Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
42. Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.

Hoje há muita crítica à caridade e filantropia na igreja, como se ela não fosse nada, como se ela nada valesse, contraditoriamente, por outro lado em muitos lugares se fala muito em dízimo e ofertas, usando até um trecho de Malaquias como ameaça em alguns casos, totalmente esquecidos das palavras de Jesus e do que está escrito sobre isso no novo testamento.

Os fariseus limpavam o exterior, mas tinham o interior sujo, tinham a mente suja, a mente pecaminosa, maliciosa e cheia de maldade. E o que eles eram? Loucos. Sim, Jesus disse isso, eles eram loucos e hipócritas, porque se mostravam limpos por fora, mas eram sujos por dentro. 

E para nossa surpresa Jesus não diz "limpem-se por dentro", não é essa a fórmula, Jesus sabe da incapacidade humana de limpar-se a si mesmo de se auto-transformar, de se auto-santificar. E se nós somos cristãos bem sabemos que esse trabalho é um processo ao longo de toda vida e que não é feito por nós exclusivamente, mas em parcearia com o Espírito Santo de Deus dentro nós que nos convence da justiça, do pecado e do juízo, que se entristece e nos entristece pelas nossas falhas, para que nós nos arrependamos, peçamos perdão a Deus e não mais as cometamos. 

E é também o Espírito Santo que vai mudando essa característica em nós, vai arrancando de nós as tendências pecaminosas, não somos nós mesmos. Nossa parte é reconhecer a natureza pecaminosa, o pecado, nos arrependermos, pedirmos perdão e até mesmo nos esforçarmos para não mais cair em tentação e pedir a Deus que não nos deixe cair em tentação (mas isso é outro assunto que será tratado mais a fundo em outros artigos).

Para nossa surpresa Jesus não só não recomenda aos fariseus que se limpem interiormente também, ele os chama de loucos e pergunta "Quem fez o exterior não fez também o interior?". Eu deixo essa pergunta para nossa reflexão. Quem foi que fez nosso interior e nosso exterior? Foi Deus, foi o diabo, foram nossos pais, foi uma colaboração mútua? Quem fez nosso exterior e nosso interior? E mais, quem é que está fazendo fazendo agora, agora mesmo nesse momento, e durante nossa vida cristã? Quem é que está fazendo nosso exterior e nosso interior? Quais são os agentes que estão atuando nessa construção? Quem são os construtores do templo de Deus? Quem devem ser? Temos que meditar a esse respeito. Temos que ver o que as escrituras dizem sobre isso, temos que procurar o que Jesus nos diz sobre isso e meditar nisso...

Para nossa surpresa Jesus não só não recomenda aos fariseus que se limpem interiormente também e os chama de loucos e pergunta "Quem fez o exterior não fez também o interior?", como dá um ensinamento estranho, criticado até hoje, como que um modo de compensar nossa sujeira interior e bem melhor do que dízimos! "Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo." Foi Jesus que disse, vou repetir "e eis que tudo vos será limpo." Pode ser que não esteja claro ou convencido ainda então veja de novo com bastante atenção "e eis que tudo vos será limpo." Tudo, exterior e interior será limpo, se fizermos o que? se nos limparmos por dentro e por fora? Se nos vestirmos bem e nos comportarmos adequadamente? Se dermos dízimos e ofertas? Se obedecermos os mandamentos? Não. 

Tudo será limpo, se fizermos o que? Se dermos esmola do que tivermos, isto é tudo que tivermos. Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo. E ainda existem cristãos que esquece o que foi dito "dai a todo o que pedir" julgando os outros "fará mal uso", "é para beber", "é para comprar droga". Se nós temos que dar até ao ladrão e ao assaltante que nos força com violência, quanto mais a quem nos pede!

E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
Lucas 6:30

Dá a quem te pedir, e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Mateus 5:42

E ainda mais sabendo agora, se é que você só ficou sabendo agora, que tudo será limpo se praticarmos a caridade, a filantropia, a esmola, o dar, o doar-se. Sim, também doar-se, pois se deve dar de tudo que tem, o que inclui dar de si, de conhecimentos, de amor, de serviço, de tudo. Sabendo disso mais lhe será cobrado. Mas existe cristão que as vezes até se mente! Alguém pede dinheiro e ele diz que não tem! Não sabe que dará conta disso no dia do juízo?

E, a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, e ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.
Lucas 12:48b

Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
Mateus 25:42

Jesus aqui está falando para servos, não para não-cristãos, veja:

Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;
E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
Mateus 25:23-25

É ao servo que foi confiado algo. Ele está falando conosco. E agora o que vai acontecer com ele, esse que não foi fiel?

Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25:28-30

Se dermos nos limpamos e se não dermos nos condenamos às trevas exteriores, mesmo sendo cristão, porque os avarentos ficarão fora: "Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus." - Efésios 5:5.

Mas, ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Apocalipse 22:15

Avareza é idolatria, é idolatria ao ganho, ao dinheiro, é servir a Mamom, deus do dinheiro dos pagãos. Há gente que sistematicamente já tem a resposta na ponta da língua "não tenho", quando na verdade tem moedas, cédulas, nos bolsos, na carteira, no sapato... Será que esses cristãos que mentem sistematicamente estarão entre as ovelhas ou entre os bodes no dia do juízo, porque:

E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.
Mateus 25:31-36

E quanto ao frequentar igrejas, reuniões, encontros, e aos dízimos e ofertas? Isto não é mais que o viver comum cristão, de nada adiantará, mas pelo contrário, pode até piorar a situação do cristão que não dá quando é pedido, pois esse está mais próximo do conhecimento, porém mais distante da obediência.

Lucas 11
43. Ai de vós, fariseus, que amais os primeiros assentos nas sinagogas, e as saudações nas praças.
44. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! que sois como as sepulturas que não aparecem, e os homens que sobre elas andam não o sabem.
45. E, respondendo um dos doutores da lei, disse-lhe: Mestre, quando dizes isso, também nos afrontas a nós.
46. E ele lhe disse: Ai de vós também, doutores da lei, que carregais os homens com cargas difíceis de transportar, e vós mesmos nem ainda com um dos vossos dedos tocais essas cargas.

Quem faz isso hoje é o mesmo fariseu, legalista, do passado que cobra e prega aos outros com o rigor da antiga aliança, que impõem cargas difíceis aos outros, quando o fardo de Jesus é leve, quando sua lei não é difícil. Mas estes mesmo os que fazem? Eles obedecem? Será que pelo menos carregam mesmo os fardos que impõem aos outros Secretamente não, e muitas vezes nem mesmo em público, pois é notória sua falta de caráter, bom senso, domínio próprio, não se vê neles os frutos do espírito, muitas vezes, sem precisar frequentar suas casas.

Lucas 11
51. Desde o sangue de Abel, até ao sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o templo; assim, vos digo, será requerido desta geração.
52. Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.

Isto será cobrado. Eles falam  de salvos e de salvos para sempre, mas eles não sabem o que vai acontecer até lá, isto lhes será em dobro e até ao sangue dos profetas, porque os matam novamente, pois anunciaram ao Messias, o salvador, que perdoa os pecados, do qual nenhuma ovelha poderá ser tirada. E será cobrado por quê? Porque sendo doutores da lei tiraram a chave da ciência, entraram e não deixam ninguém entrar.

Que ciência é essa? Ciência é tomar ciência, é ter consciência, é o fruto da vigilância daquele que recebeu ao Senhor em seu coração. A chave é Cristo em nós, não é nosso mérito, não são nossas ações. Então veja que a espada que separa juntas e ossos, alma e espírito tem dois gumes. Um é receber a Cristo, crer em seu coração que ele pagou todos os nossos pecados na cruz e ressuscitou vencendo a morte e sendo o Senhor da Vida, pois ele é a vida e a luz que veio ao mundo. O outro lado é obedecer o que o mestre ensinou, é guardar seus mandamentos e sua palavra como já foi mostrado em outro artigo, é não permanecer no pecado, mas arrepender-se e pedir perdão quantas vezes seja necessário, e é dar esmolas, é dar esmolas que limpa nossas faltas. Temos aqui aqui a expressão exata do mandamento, amar a Deus sobre todas as coisas é conhecê-lo e se entregar completamente, corpo, alma, espírito, vida, família... em sacrifício santo e agradável ao Senhor e amar ao próximo como Jesus amou, é dar de tudo que tem, e dar de si mesmo e dar a si mesmo, como Jesus se entregou por nós.

Resta falar sobre o tema que será tratado especificamente em outra oportunidade mas também está nesse mesmo texto.

Lucas 11
41. Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo.
42. Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras.

"Antes dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo". Obedeçamos! Temos que dar esmola, do que tivermos, seja muito, seja pouco, demos do que tivermos, ou Deus não nos confiou talentos? Estás ousando dizer que Deus não lhe confiou nenhum talento como os hipócritas e os sem Deus? Deus nos deu não só talentos, distribuiu dons, ministérios, vocações, aptidões, nos capacita. E qual a nossa parte agora? Não usar, desfazer do que Deus nos deu? Fazer pouco caso? Não! Isso é uma grande responsabilidade como já vimos, porque conforme o que for dado lhe será cobrado, essa cobrança virá meus irmãos, não tenham dúvida.

"Mas ai de vós, fariseus, que dizimais a hortelã, e a arruda, e toda a hortaliça, e desprezais o juízo e o amor de Deus. Importava fazer estas coisas, e não deixar as outras." Importa sim fazer essas coisas, não são desprezíveis, é nossa obrigação, dizimar ou dar segundo o nosso coração como é dito em outro versículo. Mas cristãos estão hoje mesmo desprezando o juízo de Deus, porque se importam só com essas coisas e não fazem as outras. Há muito mais a fazer que isso. E para fazer é preciso conhecer a palavra de Deus, é preciso entregar-se ao senhorio de Jesus e deixar-se guiar pelo Santo Espírito de Deus que já habita em nós. É preciso obedecer e para obedecer é preciso conhecer as ordens e conhecer ao Senhor, e obedecê-lo por amor, não simplesmente para conseguir algo em troca. É claro que isso é um longo processo de relacionamento com Cristo, não vem do dia para noite num instante ou na leitura rápida de um trecho bíblico, mas num viver diário, obedecendo e meditando na sua palavra dia e noite. 

E mais uma vez vamos destacar nosso tema aqui hoje "dai esmola do que tiverdes, e eis que tudo vos será limpo". Não é se comportando como um beato, fingindo uma santidade forçada, não é se vestindo bem e sendo asseado, sentando nos primeiros bancos e se forçando a um disciplina de obedecer aos mandamentos a contragosto que seremos limpos de nossa impureza, é dando esmola do que tivermos, é atendendo aos necessitados em tudo, é assim que seremos limpos de tudo. Foi Jesus quem disse, não é doutrina de homens, não é lógica nem psicologia, é a palavra do mestre, para ser cumprida por fé, porque confiamos em nosso Senhor e salvador e guardamos sua palavra e seus mandamentos e seus estatutos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me converti, e agora?

Refutada a tese soteriológica católica romana ou não?

O ESPÍRITO SANTO