Conhecimento, Amor e Guardar - sexta parte - GUARDAR TAMBÉM É DAR 3 - Conhecer, amar e se preparar
Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
1 Timóteo 2:4
O plano geral de Deus é que todos sejam salvos e que conheçam a verdade. Todos se salvarão? Não, porque muitos simplesmente não querem, por não aceitarem as condições, por não crerem em Jesus ou o negarem, por ter a consciência cauterizada, insistindo e propagando enganos que na verdade desviam a pessoa da salvação. Isto tem desviado muitos.
Mas o que dizer daquele crente despreparado? Que dizer daquele cristão que propaga o cristianismo de forma distorcida fazendo as pessoas terem uma ideia errada do cristianismo e até mesmo se afastarem definitivamente do cristianismo? Que dizer daquele crente que mal conhece a palavra de Deus, que se recusa em segredo a ler e meditar na palavra de Deus, e até mesmo a estudar ou mesmo simplesmente ler e sai pregando ou dando suas "profetadas", como se diz, não é esse tipo um verdadeiro falso profeta?
Esse tipo pode ser enquadrado sim nos "muitos falsos profetas" de que o evangelho fala. Todos esses. Sim, porque no dia de hoje temos "crentes" e "cristãos" que nunca se converteram ao Senhor. Temos exemplos desses em fartura, uns que batem à nossa porta, outros na televisão, outros nas ruas, praças e "igrejas", outros na internet, outros no rádio. São pessoas que não se converteram pelo verdadeiro evangelho, foram convertidos exatamente pelo que o evangelho chama de "doutrinas de homens". Esses são perigosos. Você precisa ter cuidado. Muitos deles estão instruídos em estratégias de marketing, de psicologia e até mesmo muitos em estratégias do ocultismo e demoníacas, para arrebanhar pessoas para suas denominações. E precisamos combater a mentira com a verdade porque muitos estão perdidos e muitos se perdendo. Jesus nos salvou da perdição, agora vamos ficar parados, deixando que os outros continuem perdidos por desconhecimento ou por falsas doutrinas?
Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.
Lucas 19:10
Porque o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido.
Mateus 18:11
E que cuidado, que preparação é essa que temos que ter? O que é suficiente hoje para nós diante de tantas armadilhas que o inimigo tem à sua disposição principalmente no meio cristão? Sim, porque é a igreja o maior alvo, os perdidos ele acha que já são dele, ele quer é desviar os que estão para se converter, os que se acham convertidos, mas tem que se alimentar constantemente de falsas doutrinas em vez da palavra de Deus e até os verdadeiros convertidos, que mesmo não os podendo desviar sente prazer em vê-los cair nas suas armadilhas, em engano, em falsas doutrinas, em desobediência, em pecado, pois ele é o acusador, sente satisfação nisso. Então o que precisamos nós?
Bem sabemos o que precisamos, através do evangelho, através da pregação verdadeira, através do Espírito Santo que nos convence ou nos incomoda quando estamos em erro. É exatamente isso. Conhecer as escrituras, pois erramos por não conhecer as escrituras, está escrito, vamos obedecer. É ouvir a pregação verdadeira, é congregar, pois Deus fala conosco é através da escritura e através da igreja, da congregação dos santos, separados para servir a Deus, somos separados para edificação dos santos segundo a vontade de Deus.
E é ouvir o Espírito Santo de Deus em nós, pois a nós, que verdadeiramente nos convertemos a Deus, recebemos o Espírito, não é necessário que alguém nos ensine. Tudo isso está escrito.
Mas também bem sabemos que existem muitos que precisam receber a pregação, ler a palavra escrita, e receber o Espírito, a saber, aqueles que não se converteram e ou não conhecem a boa notícia do Senhor, que diz justamente o modo de sua salvação; e sabemos que existem muitos falsos convertidos, que se cham cristãos, mas sequer sabem o que significa ser cristão, estão enredados em mentiras, em doutrinas de homens e doutrinas de demônios; e sabemos daqueles que estão se acreditando cristãos, estando fora ou dentro de falsas igrejas ou falsas congregações, ou mesmo dentro de igrejas, mas sem saber o que é realmente ser convertido, sem saber o que é ser salvo, sem saber como é o processo de salvação, sem ter plena certeza de sua salvação ou mesmo tendo, mas enganados. Imagine ainda mais saberem o que Deus espera deles, disso estão mais longe ainda.
E essa tarefa, não a de convencer, mas a de levar a palavra fielmente como ela é para o conhecimentos de todos, foi confiada por Deus a nós. Nós somos os mensageiros dessa verdade, os ministros, os encarregados de espalhar a verdade. Mas essa verdade precisa ser levada, ouvida, crida, aceita, invocada.
E a verdade se fez uma pessoa, Jesus Cristo é a verdade.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão, se não forem enviados? como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Mas nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?
De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.
Romanos 10:13-17
Aí está bem descrito o nosso papel, a nossa missão, "todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo", mas como invocará o nome do Senhor aquele que não o conhece? Muitos dizem conhecer, muitos até pensam que conhecem, mas não conhecem; o que conhecem é uma imagem falsa que se formou em suas mentes a partir de informações vagas e distorcidas. Para conhecer de fato o Senhor e saber qual é o seu nome é preciso conhecer o evangelho. E o evangelho é a obra de salvação de salvação do Senhor Jesus. Você entende a obra de salvação do Senhor Jesus? Entende como e por que todos precisam de Jesus para a salvação? Entende que está salvo pela obra feita pelo Senhor Jesus na cruz? Entende bem o suficiente para explicar isso a outro? Porque é nossa missão, levar o evangelho da salvação a outros que precisam dele.
As pessoas não sabem que já estão condenadas, elas até entendem que vão morrer, existem até aquelas cuja consciência já se conformou com a crença de que a morte será o seu fim, a aniquilação, elas tem uma crença errônea uma fé numa mentira. É preciso trocar a fé na mentira pela fé na verdade. E a verdade também é uma pessoa. É Jesus, e ele é verdade, e vida eterna (Jo 17:3), e o caminho. Quantas vezes temos que escutar isso como se fossemos criancinhas no evangelho, esperando o leite, até que tomemos a iniciativa e obedeçamos. "Ide e fazei discípulos". Mas "nem todos têm obedecido ao evangelho; pois Isaías diz: Senhor, quem creu na nossa pregação?" Realmente cremos? Se crêssemos nós obedeceríamos, não é?
As oportunidades vêm, as pessoas vêm até nós, o dom de Deus já nos fui dado. Vamos desperdiçar a oportunidade ou tornar vão o dom de Deus? Claro que temos que ser sensíveis e saber ver as oportunidades, como também saber criá-las, para isso precisamos estar preparados, em conhecimento e segurança, mas Deus já fez sua parte, já nos deu o Espirito, já nos deu a sensibilidade. Precisamos fazer a nossa. Será que vamos cauterizar a sensibilidade também, o dom do Espírito?
O qual te dirá palavras com que te salves, tu e toda a tua casa.
E, quando comecei a falar, caiu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós ao princípio.
E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água; mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.
Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?
Atos 11:14-17
Veja bem: "Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que a nós, quando havemos crido no Senhor Jesus Cristo, quem era então eu, para que pudesse resistir a Deus?" Se nos deu o mesmo dom no momento quando havemos crido no Senhor Jesus, vamos resistir a Deus?! Deus me deu este dom, estou aqui escrevendo. Agora você está lendo, veja que coisa maravilhosa, isto mesmo é um dom dado a todos os humanos. Olhamos uma superfície clara com umas manchinhas escuras e aquilo são palavras para nós e elas transmitem um significado, é fantástico, já se deu conta disso? E quão mais maravilhoso é o dom eterno que o Senhor nos deu de crer que Jesus é o Senhor e por ele veio a salvação. Vamos ser agora egoístas? Já sabemos que isso não vem de nós, que é um dom de Deus, não fomos nós que escolhemos Deus, foi Deus que nos escolheu, e para que crêssemos teio que vir a palavra dele até nós, através da bíblia, do novo testamento, de pessoas, de livros, de sites na internet, etc.. Muito mais maravilhoso é dom da salvação e o dom do Espírito Santo em nós, pois deu a cada um dons, desde o momento que cremos no Senhor Jesus.
Se há algo errado não é da parte de Deus, então deve ser de nossa parte. Ou não cremos que Jesus o Senhor e salvador, ou estamos resistindo a Deus, ou não estamos entendendo a obra de salvação do Senhor Jesus... Enfim, não estamos obedecendo. Não estamos ouvindo a voz do Filho, não estamos buscando a sua palavra... Alguma coisa está faltando.
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
Hebreus 1:1
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.
Romanos 8:14
Não somos filhos de Deus? Não somos guiados pelo Espírito de Deus? Não ouvimos a vós do Filho e não o seguimos?
E o que mais Jesus, nosso mestre, nosso modelo, nossa meta, fazia? Para que mais ele foi enviado? É só para salvar e curar? Não, o trabalho é completo, salvar curar, instruir, esclarecer, edificar, santificar, apresentar Deus vivo, o evangelho; temos que apresentar o deus vivo em nós, O Espírito Santo de Deus vivo em nós, o Cristo vivo em nós, feitos filhos de Deus como seu filho Jesus. E isso e muito mais faremos, disse Jesus. E assim também é nossa parte para que sejamos dignos de sermos chamados também de filhos.
Nós fomos feitos embaixadores, trabalhadores do reino de Deus; nós temos um Rei, e temos ordens desse rei, conheça suas ordens, conheça seus comandos. E você verá que há mais a ser feito, que há um propósito específico para sua vida; que é preciso que haja fruto porque a árvore que não der fruto será cortada. E guardar sua palavra também é conhecer, é amar, é guardar os seus mandamentos e também é dar. Amigo, amiga, o reino do céu já chegou, o que é que você está esperando?
43 Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.
Lucas 4:43
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
Marcos 16:15
O que vos digo em trevas dizei-o em luz; e o que escutais ao ouvido pregai-o sobre os telhados.
Mateus 10:27
Mas sejamos prudentes. Ouçamos, leiamos, estudemos, meditemos nas palavras do Senhor; nos reunamos, compartilhemos... Para que não nos falte o azeite, porque não estamos indo ao julgamento para sermos interrogados perante os juízes, para não precisar de preparo; estamos indo pregar a boa notícia, a palavra de Deus, então tenhamos cuidado, tenhamos zelo pela palavra de Deus. Sejamos zelosos porque nosso Deus é zeloso; para que não falemos nossas asneiras e digamos que é a palavra de Deus. Falemos com segurança e autoridade, porque já nos foi dado. Onde? Nas escrituras, na comunidade dos santos e no Espírito.
É só na escritura, intelectualmente, como num discurso acadêmico, ou como na política ou retórica do convencimento? Não. É só no Espírito, pelo que alguns dizem os maiores absurdos que vêm à sua mente como se fosse inspiração do Espírito? É claro que não. Onde está escrito isso? Nós temos um referencial, um critério, um padrão registrado, escrito, a vida e a palavra de nosso Senhor Jesus Cristo. E o falar do Espírito é como ali está registrado e não pode contradizer o que ele já disse. Se temos o Espírito e se conhecemos as escrituras sabemos isso. Não precisamos ficar esperando um sinal, qualquer que seja o sinal poderá certamente vir depois, porque nós andamos pela fé. Nós temos o recipiente e temos o azeite, o Espírito Santo, não sejamos como as virgens imprudentes que não encheram seus vãos de azeite, que não se deixaram encher pelo Espírito.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
Mateus 25:9
E como vamos nos encher de azeite? Como vamos nos deixar encher pelo Espírito Santo de Deus? "Negue-se a si mesmo", o cheio de si não têm lugar para o espírito de Deus, seu ego enche tudo, precisamos negar esse ego, nos esvaziar desse ego, querer ser cheios do Espírito. Precisamos vigiar, orar, meditar na palavra do Senhor. Precisamos obedecer, tomar a nossa cruz e seguir Jesus, fazer como Jesus fazia. Precisamos mesmo obedecer.
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
Mateus 22:9
Veja bem, são todos, "convidai para as bodas a todos os que encontrardes." Vamos obedecer, sejamos obedientes e zelosos, porque nosso Deus é zeloso, porque queremos agradar nosso Deus, Porque Deus zelou e tem zelado por nós...
Porque o Senhor teu Deus é um fogo que consome, um Deus zeloso.
Deuteronômio 4:24
Então o Senhor se mostrou zeloso da sua terra, e compadeceu-se do seu povo.
Joel 2:18
E como saberemos o que dizer, ou se alguma orientação é mesmo do Espírito? Permanecendo em santidade, imitando a Jesus e seus discípulos, permanecendo em obediência e na comunhão dos santos, conferindo tudo nas escrituras como os bereianos, nos arrependendo imediatamente diante de qualquer falha ou pecado, confessando e pedindo perdão a Deus, buscando a Deus e a sua palavra, em meditação e oração para conhecermos qual é a sua vontade. Permanecendo em obediência para que sejamos limpos de nossa lepra que é o pecado e seus efeitos, que é a concupiscência da carne, o pecado e a morte. Buscando as coisas celestiais e não a cobiça desse mundo.
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:16
Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.
1 Coríntios 11:1
Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
Efésios 5:1
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Apocalipse 3:19
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Romanos 12:2
E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.
Lucas 17:1
Jesus andava sempre em obediência ao Pai, não fazia nada de si próprio, tudo que fazia e falava vinha do Pai não dele mesmo. Jesus passou por todo aquele sofrimento por nós e também passou pelas nossas nossas tentações sem jamais ter caído em pecado. Jesus, andava sempre em Espírito, em vigilância, constantemente se afastava para orar, para estar a sós com o Pai. E diante de tudo isso existem cristãos olhando para as coisas que geram cobiça em sua mente nesse mundo, dando ouvidos a doutrinas de homens ou mesmo de demônios, argumentando heresias como "é só um pecadinho, depois eu peço perdão", ditos cristãos que se poupam ao trabalho de vigiar, de orar, de resistir ao diabo, e ainda, entre esses também, uns que dizem falar em Espírito admoestando a outros. Sabemos que isso não é certo. Sabemos que temos uma parte a fazer.
Jesus Cristo sabia as escrituras. Jesus fez um grande sacrifício que nos poupou do castigo que nos era devido, Jesus pagou os nossos pecados. E Jesus sabia as escrituras. E alguém dirá que sendo cristão e sendo salvo pode se poupar ao trabalho de conhecer as escrituras? Sabemos que isso não é correto. Existem cristãos impossibilitados de ler, outros de ouvir, outros de andar ou de falar, desejosos por poder ler, ouvir, falar, transmitir. Veja que bênção, é a saúde, poder ver, ler, falar, ouvir, andar...
Nós temos uma missão. Pergunte a Deus se não souber a sua, ore, peça que ele mostre claramente sem sombra de dúvidas... O ide já foi dado.
Ide; eis que vos mando como cordeiros ao meio de lobos.
Lucas 10:3
Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
Atos 5:20
Ide, pois, às saídas dos caminhos, e convidai para as bodas a todos os que encontrardes.
Mateus 22:9
Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
Mateus 28:19
Comentários
Postar um comentário