Conhecimento, Amor e Guardar - quarta parte - GUARDAR TAMBÉM É DAR 1 - Conhecer para ser e fazer


Jo 1
Jo 1:1 N[o] princípio era o Palavra, e o Palavra estava junto de o Deus, e o Palavra era Deus. 
Jo 1:2 *Ele*, estava n[o] princípio, junto de o Deus. 
Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por- ação- dEle, e sem Ele nem mesmo uma [só coisa], que foi feita, tem sido feita.
(...)
Jo 1:14 E o Palavra se fez carne, e estendeu- [Seu]- tabernáculo- tenda entre nós (e contemplamos a Sua glória, glória na- [Sua-] qualidade- de [o Filho] unigênito de o Pai), cheio de graça e de verdade. 
http://biblialtt.org/998

Amar também é dar. O nosso modelo é Jesus, temos que ser como Jesus. Temos que pensar no reino de Jesus, não só em nós mesmos, temos que obedecer a palavra de Deus, temos que estudar a palavra de Deus também, até para conhecer o que está de acordo com ela, mas também para expandir o reino. Pois muito mais carentes que nós estão os que ainda estão fora do reino, fora da igreja de Cristo e ainda aqueles que estão em igrejas que tem pensamentos errados sobre o processo de salvação, porque eles estão em risco por causa de doutrinas de homens.

Jo 15
Jo 15:1 *EU* SOU a Videira Verdadeira, e o Meu Pai é o lavrador. 
Jo 15:2 Todo [o] ramo, em Mim, que não [está] produzindo fruto, Ele o tira; e todo aquele que [está] produzindo fruto, Ele o purifica- por- poda- do- mal, a fim de que mais fruto produza. 
Jo 15:3 Já vós estais limpos, por- operação- de a Palavra que vos tenho falado.
http://biblialtt.org/1012 

Qual é o fruto que você produz? "Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade" - Efésios 5:9. E "o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança." - Gálatas 5:22 Não pode restar dúvida sobre isso. É um fruto só e este fruto contêm todas essas substâncias, ou seja, virtudes características, mas alguma dessas é de si para si próprio? Alguma dessas que recebemos pode ser retida guardando apenas para nós mesmos? Isto estaria correto? Claro que não, temos que ter atitude de amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão,e  temperança para com todos também. Não é um gozo egoísta "Ah! Como estou salvo! Pobres desses coitados sem Deus!" 

Os salvos têm algo mais a fazer sim. E aqui pretendo mostrar duas coisas muito importantes que temos para fazer: uma é agradar a Deus, e ele gosta de santidade e quer que sejamos santos, como ele é santo; e a outra é trabalhar no reino, e Deus nos fez seus ministros, representantes dele no mundo, nos deu essa honra, esse trabalho, não porque precisa de nós, mas para nossa própria edificação também, porque é assim que ele trabalha, para que nós sejamos participantes na edificação do seu reino.

Existe aqui também nessas, edificação e santificação, aquilo que é guardado, os seus mandamentos e sua palavra. A palavra é Jesus Cristo e tudo que falou, tudo que viveu, ele é o mestre, o professor, o modelo, o salvador, o Senhor... E a palavra que ele tem falado para nós nos purifica, nos tem purificado (Jo15:2,3). Nós precisamos ler esta palavra, precisamos conhecer, precisamos ouvir a palavra, seguir a palavra. Nós somos limpos limpos por operação da Palavra que Jesus nos falou e nos tem falado. Mas aqui parece haver uma condição para que essa purificação aconteça: "todo aquele que [está] produzindo fruto, Ele o purifica- por- poda- do- mal, a fim de que mais fruto produza." Nós estamos produzindo fruto?

Mas parece que muitos convertidos estão simplesmente esperando que Jesus haja milagrosamente lhes dando conhecimento e transformando seu caráter, ainda que nem sequer se deem ao trabalho de estudar a bíblia, ou nem mesmo as palavras de Jesus que estão nela; outros nem mesmo querem se dar ao trabalho de resistir às tentações. E outros, veteranos, achando que já conhecem tudo parecem estar apenas diariamente esperando "a palavra revelada" da boca de algum pastor ou em seu próprio coração...

Não existe para o cristão a opção viver em Cristo e não obedecer. Temos também que obedecer, e existem dois mandamentos principais.

E o que dizem os mandamentos?

Mateus 22
37 Respondeu Jesus: " 'Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento'.
38 Este é o primeiro e maior mandamento.
39 E o segundo é semelhante a ele: 'Ame o seu próximo como a si mesmo'.
40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas".
http://biblia.com.br

Veja que desses dois mandamentos dependem toda Lei e os profetas; isto é óbvio, pois quem guarda esses mandamentos cumpre toda a Lei, e assim foi com os profetas. Sobre Deus é o primeiro mandamento. Que se relaciona com conhecer amar e obedecer. Ame-o de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Como é isso? É difícil amar se nada sabemos sobre. Como vamos amar de todo o coração? O que vamos sentir se não conhecemos? Como vamos amar com todo entendimento se não entendemos? E muitos não entendem. Por que não entendem? Então é preciso que alguém que entenda lhes apresente e lhes explique. Mas aqui está claro, o coração sente, mas a mente é que conhece: "de toda a sua alma", alma é mente, psuque, em grego. Isto quer dizer para a alma, para a mente, "conheça", é vontade de Deus que o conheçamos. Como conhecer a vontade de Deus. Como conhecer a Deus?

Ef 4:13 Até que cheguemos, todos [nós], à unidade de a Fé e do pleno- conhecimento de o Filho de Deus, a varão completamente desenvolvido, à medida d[a] estatura da plenitude de o Cristo, 
http://biblialtt.org/1101

Cl 1:27 Aos quais quis Deus fazer conhecer qual [é] a riqueza da glória deste mistério entre os gentios; a qual é [o] Cristo dentro de vós, a esperança da glória; 
http://biblialtt.org/1108

Veja que há a unidade da e do conhecimento, mas esses dois têm um alvo. Qual é o alvo da fé e do conhecimento? O filho de Deus, "varão completamente desenvolvido" exatamente igual à plenitude do Cristo, dentro de nós. Nos tornarmos como Jesus Cristo, termos em nosso interior Cristo, plenamente desenvolvido, essa é a vontade de Deus, que nos façamos cristos, que nos façamos iguais ao filho Jesus que é a imagem do Pai. E assim como Jesus está no Pai e o Pai nele, nós devemos estar em Cristo e Cristo em nós:

Como conhecer a Deus?

João 14
o 14:7 Se tínheis conhecido a Mim, também ao Meu Pai tínheis conhecido. E [já], desde agora [em diante], O conheceis, e O tendes visto." 
Jo 14:8 Diz-Lhe Filipe: "Ó Senhor, mostra-nos o Pai, e [isto] nos basta." 
Jo 14:9 Diz-Lhe Jesus: "Há tanto tempo estou Eu convosco, e [ainda] não Me tendes conhecido, ó Filipe? Aquele tendo visto a Mim tem visto ao Pai. Como, pois, dizes tu: 'Mostra-nos o Pai'? 
Jo 14:10 Não crês tu que *Eu* [estou] em o Pai e [que] o Pai em Mim está? As palavras que *Eu* vos falo não [as] falo provenientes- de- junto- de Mim mesmo, mas o Pai, que em Mim [está] permanecendo, Ele faz as obras. 
Jo 14:11 Crede-*Me* que *Eu* [estou] em o Pai, e o Pai em Mim; mas, se não, crede-Me por causa das obras elas mesmas. 
Jo 14:12 Em verdade, em verdade vos digo: aquele [que está] crendo para dentro de Mim, as obras que *Eu* faço também fará [ele]; e [obras] maiores do que estas ele fará, porque *Eu* estou indo para o Meu Pai. 
Jo 14:13 E toda- e- qualquer- coisa que vós pedirdes em o Meu nome, isto farei Eu, a fim de que glorificado seja o Pai em o Filho. 
Jo 14:14 Se alguma coisa pedirdes vós em o Meu nome, *Eu* [a] farei. 
Jo 14:15 Caso Me ameis, aos Meus mandamentos preservai- e- obedecei. 
Jo 14:16 E *Eu* rogarei a o Pai, e outro Consolador- Ajudador Ele vos dará (a fim de que permaneça Ele convosco para o sempre), 
Jo 14:17 [A saber, o] Espírito de a Verdade, a Quem o mundo não pode receber, porque não O vê nem O conhece; vós, porém, O conheceis, porque ao vosso lado habita Ele, e dentro de vós estará. 
Jo 14:18 Não vos deixarei órfãos: Eu volto para vós outros.

É pelo filho que conheceremos o Pai. Precisamos olhar para ele. Para conhecer a Deus precisamos conhecer a Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me converti, e agora?

Refutada a tese soteriológica católica romana ou não?

O ESPÍRITO SANTO