Conhecimento, Amor e Guardar - primeira parte


INTRODUÇÃO

1 João 2
3 E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos.
4 Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.
5 Mas qualquer que guarda a sua palavra, o amor de Deus está nele verdadeiramente aperfeiçoado; nisto conhecemos que estamos nele.
ACF https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jsm.publicdomainbible.almeidacorrigidafiel&utm_medium=referral&utm_source=referralapp&utm_campaign=apps

Observe aqui o conhecer, o amar e o guardar. É preciso guardar a palavra, estudá-la, amá-la. Ela é Jesus. Jesus é a palavra de Deus. A palavra de Deus é viva, estava no princípio, João diz que "a palavra estava com Deus e a palavra era Deus". A de Deus é agora, e a palavra está para sempre. A palavra é dita, por Deus, é Jesus, é dita por Jesus, é dita pela igreja, está escrita. Está escrita em um livro, está registrada. Deus todo poderoso descuidaria de sua palavra? Permitiria que sua palavra se perdesse?

É preciso guardar a palavra. Isto não significa guardar numa gaveta, mas tê-la no seu coração, na sua mente (apesar de que foi pelo zelo de pessoas corajosas no guardar, escondendo os textos em momentos que isto significava uma sentença de morte caso fossem encontrados, é que temos hoje com facilidade esse registro). Como guardar desse modo sem conhecer? Só quem ama é capaz de fazer isso, de se dedicar a isso, guardar no coração. Ele poderia fazer isso sem a conhecer? Ele poderia amá-la sem conhecer? É preciso que ela seja conhecida e que se a faça conhecer. Não é isso que está escrito? Em Romanos 10:17 está escrito "a fé vem pelo ouvir, e o ouvi pela palavra de Deus". O ouvir vem pela palavra, por Jesus, por alguém que fala, por alguém que lê. E a salvação vem pela fé, mas Jesus disse "ide e fazei discípulos", não disse "ide e fazei crentes", pode haver discípulo que não guarde a palavra de Deus, que não a ame, que não a conheça? É possível haver discípulo que ame a palavra de Deus verdadeiramente sem bem a conhecer? 

É preciso conhecer, amar e guardar a palavra de Deus, é preciso guardar os mandamentos. Os mandamentos também são palavras de Deus e também foram registrados por escrito. Quem de fato conhece e ama a Jesus guarda seus mandamentos. Mas não guarda somente porque são mandamentos, ou porque teme a condenação, e sim porque ama aquele que os proferiu, que os declarou. "Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." Isso deixa claro também que para conhecer Jesus é preciso guardar os mandamentos. Jesus não revogou os mandamentos, disse para cumprirmos. Sim, ele reduziu a dois porque quem cumpre esses dois automaticamente cumpre os outros, ou seja, cumpre, não deixa de cumprir. Ainda mais podemos questionar: quem de nós cumpre real e plenamente os dois em todas as nossas ações e pensamentos?

Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
João 14:21 ACF https://www.bibliaonline.com.br/acf

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Me converti, e agora?

Refutada a tese soteriológica católica romana ou não?

O ESPÍRITO SANTO