Os Indignos - parte 1
Levitico 22
2 Dize a Arão e a seus filhos que se apartem das coisas santas dos filhos de Israel, que a mim me santificam, para que não profanem o meu santo nome. Eu sou o SENHOR.
3 Dize-lhes: Todo o homem, que entre as vossas gerações, de toda a vossa descendência, se chegar às coisas santas que os filhos de Israel santificam ao SENHOR, tendo sobre si a sua imundícia, aquela alma será extirpada de diante da minha face. Eu sou o SENHOR.
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.jsm.publicdomainbible.almeidacorrigidafiel&utm_medium=referral&utm_source=referralapp&utm_campaign=apps
Quantos de nós nos sentimos indignos? Quantas vezes nós não já nos sentimos assim, como essa descendência de Arão, e se afastando das coisas santas? Mas agora são outros tempos. Ninguém foi achado digno, todos pecaram (Rm 3:23 Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, http://biblialtt.org/1049).
Todos somos merecedores de condenação, nenhum de nós é digno no sentido de merecedores por nosso próprio mérito. Qualquer diferença entre nós é insignificante diante de Deus agora, pois muito maior é a diferença de como estamos agora para o modo como ele nos fez. Ainda mais que não é por nosso merecimento, nem por nosso esforço, nem por nossas obras que seremos dignos de se chegar às coisas santas, é pela misericórdia de Deus. E para que ninguém possa gloriar a si mesmo, assim também a salvação e até a nossa fé é dada gratuitamente, ou seja, pela graça de Deus.
Tudo que temos que fazer é nos mover, nos colocar em posição, isto é, querer e mudar de direção: nos voltarmos para Deus, para as coisas de Deus, as coisas santas, não mais para o mundo do pecado. Isto é se arrepender, mudar de lado, de direção, mudar o rumo para o qual nos direcionamos, mudar nossa intenção, é a nossa intenção que vai valer agora. Nós queremos as coisas do mundo do pecado ou as coisas do céu, as coisas santas do reino de Deus? Isto é uma decisão, Deus quer uma decisão, o resto é ele quem faz. Vamos nos arrepender, mudar o rumo, estamos agora nos direcionando para Deus ou para o pecado. Que lado nós vamos escolher?
Rm 5:12 Por causa disso, do mesmo modo como por- operação- de um [só] homem o pecado para dentro do mundo entrou e, através do pecado, [entrou] a morte, também assim a morte atravessou para dentro de todos [os] homens, para o que todos pecaram. - http://biblialtt.org/1051
Não é porque queremos ou porque pecamos que somos pecadores, é uma herança. Nós somos como aqueles descendentes de Arão, nós já nascemos assim. É como uma síndrome hereditária, nós desejamos o pecado, nós naturalmente queremos pecar, nós naturalmente sentimos prazer em certas ações pecaminosas, ou sentimos desejo por ações pecaminosas, mais cedo ou mais tarde cometemos ações pecaminosas. Mas glória a Deus porque os tempos são outros:
Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.
Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos. - Romanos 5:17-19 - https://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/5
Não é por por nosso merecimento, nem por nosso esforço, nem por nossas obras que seremos salvos, mas é também por herança. Como os filhos de Arão, nós herdeiros de Adão, estávamos excluídos. A herança de Adão nós já temos, a carne que puxa para o pecado, e o próprio pecado e seu fruto, a morte. Mas Deus é tão bom que providenciou outra herança, e nos dá gratuitamente! A herança deixada por Jesus, a salvação gratuita, mediante à graça de Deus e à nossa fé. Tudo que temos que fazer é aceitar essa herança, Jesus, nosso Senhor e salvador. Mas até a fé também já nos deu (e se você não tem, apenas peça e será dada fé suficiente para que você aceite essa herança que é toda salvação).
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;
Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas. - Efésios 2:8-10 - https://www.bibliaonline.com.br/acf/ef/2
O que é filho de Deus não torne vã a sua fé, que Deus deu, não faça pouco do sacrifício de Jesus, como se não fosse suficiente para perdoar e limpar o seu pecado; não sinta-se indigno de tocar as coisas santas, de estar com os irmãos, de congregar, de pedir perdão, de repartir o pão, de louvar a Deus, de ler assiduamente, ouvir e meditar na palavra de Deus... Porque se estiver fazendo isto, ficando longe e sentindo-se indigno, não está agradando a Deus, além de seja lá o que for que esteja usando como justificativa para estar só ou achar-se indigno, está fazendo isto!
O que ainda não sabe ou ainda não decidiu olhe o que Jesus fez por você, olhe o que ele sofreu, veja que dia amargo aquele dia da cruz... Você sofreria o que ele sofreu por alguém que você conhece? Ele sofreu por amor a todos nós, para pagar a nossa dívida, e deu, deixou-nos uma herança, é só "assinar os papeis", dizer "eu quero Senhor, perdoa-me e aceita-me como filho".
Comentários
Postar um comentário