O Que é Amor, Segundo o Novo Testamento?

No Novo Testamento, a língua grega utiliza termos distintos para definir diferentes tipos do amor, sendo Agape e Philia os mais proeminentes no texto bíblico. Vejamos...

1. Agape (Ἀγάπη) – Amor Sacrificial e Incondicional
É o tipo de amor mais citado (cerca de 142 vezes), referindo-se a uma decisão consciente de buscar o bem do outro, independentemente de sentimentos ou merecimento. É a essência do amor de Deus pela humanidade. 
Versículo Chave: "Porque Deus amou (agapaō) o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito..." (João 3:16).
  • Outro Exemplo: "Mas Deus prova o seu próprio amor (agapē) para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8). 
2. Philia (Φιλία) – Amor Fraternal e Amizade
Refere-se ao afeto, companheirismo e proximidade emocional entre amigos ou "irmãos na fé". É um amor baseado na afinidade e reciprocidade. 
  • Versículo Chave: "Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal (philadelphia)..." (Romanos 12:10).
  • Diálogo de Jesus e Pedro: Em João 21:15-17, Jesus pergunta se Pedro o ama (agapaō) e Pedro responde que o ama (phileō), destacando diferentes níveis de entrega e amizade. 
3. Storge (Στοργή) – Amor Familiar
Representa o afeto natural entre pais, filhos e parentes. No Novo Testamento, aparece geralmente em palavras compostas ou em sua forma negativa (astorgos, "sem afeição natural").
  • Exemplo: Romanos 12:10 utiliza philostorgos para descrever o amor dedicado que os cristãos devem ter uns pelos quais, unindo o afeto familiar à amizade cristã.
4. Eros (Ἔρως) – Amor Romântico e Paixão
Embora o conceito de amor romântico e atração física esteja presente na Bíblia (como em Cantares de Salomão), a palavra específica Eros não aparece no texto original do Novo Testamento. O Novo Testamento utiliza outros termos para se referir ao relacionamento conjugal dentro de uma perspectiva de santidade e compromisso. 
O "Hino ao Amor" (1 Coríntios 13)
A definição mais famosa de amor no Novo Testamento utiliza a palavra Ágape para descrever as características práticas dessa virtude: 
"O amor (agapē) é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece..." (1 Coríntios 13:4-7). 

 

"DEUS É AMOR"


CONTINUA...


Participe de nossos grupos de estudo e reuniões online ou presenciais, entre em contato pelo WhatsApp 79 988335718, para participar das reuniões, cursos e receber livros como este gratuitamente.

Colabore para que esse trabalho cresça 
e esse tipo de informação atinja muito mais pessoas,
compartilhe em suas redes sociais 
e doe qualquer quantia através de pix:
caiodilgo7@icloud.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Participação do Homem na Sua Salvação

Metafísica - SCOTUS RESPONDE À OBJEÇÃO DE HENRIQUE DE GAND

Metafísica - A DIFERENÇA PRIMAZ ENTRE CRIADOR E CRIATURA