METAFÍSICA - A TRANSCATEGORIALIDADE DO ENTE

A TRANSCATEGORIALIDADE DO ENTE EM AVICENA

Avicenna ibnu sina in vector illustration. He was Persian polymath, physician, astronomer and thinker of the Islamic Golden Age and the father of early modern medicine

A transcategorialidade do ente em Avicena (Ibn Sīnā) é um ponto central de sua metafísica e consiste na ideia de que o conceito de ente (em árabe, mawjūd) é o mais universal e o mais fundamental de todos, não estando restrito a nenhuma categoria específica. 

Em outras palavras, ente é um conceito transcategorial, ou seja, que atravessa e precede todas as categorias do ser.

1. O conceito de ente como mais universal

Avicena afirma que o conceito de ente é o mais abrangente e não pode ser definido em termos mais gerais, pois não há um gênero acima dele. 

Tudo o que existe, independentemente de sua natureza, é um ente. 

Isso inclui tanto as substâncias quanto os acidentes, Deus quanto as criaturas, o necessário quanto o possível.

2. Transcategorialidade e prioridade lógica do ente

O ente não é uma categoria entre outras (como substância, quantidade, qualidade, etc.), mas algo que transcende as categorias aristotélicas. 

Todas as categorias dizem respeito a modos de ser, mas o ser (ente) em si não é um desses modos: ele é anterior logicamente e conceitualmente.

 

 3. Ser como conceito análogo

Embora o conceito de ente seja comum a tudo o que é, ele não é unívoco — ou seja, não se aplica exatamente do mesmo modo a todas as coisas. 

Avicena sustenta que o ente é análogo: aplica-se a Deus e às criaturas, por exemplo, de maneira proporcional, não idêntica.

4. Ente e existência

Avicena faz uma distinção fundamental entre essência (māhiyya) e existência (wujūd). 

A essência de algo pode ser pensada sem que se afirme sua existência. 

Assim, o ente é aquilo cuja existência foi conferida a uma essência. 

Essa distinção é central para a noção de contingência e necessidade no seu sistema.

5. Consequências metafísicas e teológicas

A transcategorialidade do ente permite a Avicena construir sua famosa prova da existência de Deus como o Ente Necessário por Si (wājib al-wujūd bi-dhātihi), cuja essência e existência são idênticas. 

Isso contrasta com todos os outros entes possíveis, cuja existência é recebida.

Yuri Fagundes

 

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