METAFÍSICA - A TRANSCATEGORIALIDADE DO ENTE
A TRANSCATEGORIALIDADE DO ENTE EM AVICENA
A transcategorialidade do ente em Avicena (Ibn Sīnā) é um ponto central de sua metafísica e consiste na ideia de que o conceito de ente (em árabe, mawjūd) é o mais universal e o mais fundamental de todos, não estando restrito a nenhuma categoria específica.
Em outras palavras, ente é um conceito transcategorial, ou seja, que atravessa e precede todas as categorias do ser.
1. O conceito de ente como mais universal
Avicena afirma que o conceito de ente é o mais abrangente e não pode ser definido em termos mais gerais, pois não há um gênero acima dele.
Tudo o que existe, independentemente de sua natureza, é um ente.
Isso inclui tanto as substâncias quanto os acidentes, Deus quanto as criaturas, o necessário quanto o possível.
2. Transcategorialidade e prioridade lógica do ente
O ente não é uma categoria entre outras (como substância, quantidade, qualidade, etc.), mas algo que transcende as categorias aristotélicas.
Todas as categorias dizem respeito a modos de ser, mas o ser (ente) em si não é um desses modos: ele é anterior logicamente e conceitualmente.
3. Ser como conceito análogo
Embora o conceito de ente seja comum a tudo o que é, ele não é unívoco — ou seja, não se aplica exatamente do mesmo modo a todas as coisas.
Avicena sustenta que o ente é análogo: aplica-se a Deus e às criaturas, por exemplo, de maneira proporcional, não idêntica.
4. Ente e existência
Avicena faz uma distinção fundamental entre essência (māhiyya) e existência (wujūd).
A essência de algo pode ser pensada sem que se afirme sua existência.
Assim, o ente é aquilo cuja existência foi conferida a uma essência.
Essa distinção é central para a noção de contingência e necessidade no seu sistema.
5. Consequências metafísicas e teológicas
A transcategorialidade do ente permite a Avicena construir sua famosa prova da existência de Deus como o Ente Necessário por Si (wājib al-wujūd bi-dhātihi), cuja essência e existência são idênticas.
Isso contrasta com todos os outros entes possíveis, cuja existência é recebida.
Yuri Fagundes
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