DEIXAR não só o PECADO, mas também a SOBRECARGA
Diante da nova heresia chamada "hiper graça" pelos que a assumem (termo evitado por outros de seus seguidores e entusiastas que sendo mais dissimulados não assumem, mas ensinam partes aqui e ali como servos astutos de satanás), nós, chamados já de radicais por uns, dizemos para evitar não só o pecado, mas também todo embaraço como dizem algumas traduções. É dever de todo irmão em Cristo deixar o pecado E todo EMBARAÇO, toda SOBRECARGA.
Não estou dizendo, com isso, que vai conseguir, que vai deixar de pecar, nem pregado a outra heresia, do extremo oposto a essa, que diz que todo crente tem que chegar ao estado de "não ter mais pecado" algum, porque se dissermos que não temos pecado somos mentirosos (e quem lê a Bíblia sabe o que eu estou citando, se você não sabe, não lê direito e está sujeito a cair nessas heresias, cuidado, leia, medite no que está escrito). Estou dizendo que não podemos intencional e deliberadamente escolher continuar pecando, mas também dizendo que caímos muitas vezes, muitas vezes por dia se você observar, pois pecamos não apenas em atos, mas principalmente em pensamentos, sentimentos e intensões. Porém, se pecarmos, temos um bom advogado (citando o que diz o apóstolo novamente, caso você seja iniciante e não saiba). Temos que viver em arrependimento e de arrependimento em arrependimento, pois o fato é que diariamente pecamos. Mas nem por isso desistimos e nos entregamos ao pecado. Se pecarmos, devemos nos arrepender, confessar e pedir perdão ao Senhor.
Tentações teremos até o dia de nossa morte, e também provações pelas quais deveríamos nos alegrar por desenvolver em nós a paciência (citando Tiago); tentações às quais devemos resistir até o sangue (citando novamente Hebreus). Confiantes no Senhor, que não permitirá tentação maior do que podemos resistir (citando novamente) e nos trás exatamente as experiências pelas quais precisamos passar sigamos em frente em nosso arrependimento inicial, ou seja, conversão, metanoia, mudança de consciência, de coração de mente. Para sermos mais ainda instigados nesse entendimento vejamos o comentário do versículo a seguir.
Hebreus 12:1
Portanto nós também, posto que estamos rodeados por uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos toda sobrecarga, e o pecado que facilmente nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos está proposta,
Comentário A. R. Fausset
nós também – assim como aqueles relatados em Hebreus 11.
estamos rodeados – Grego, “tem uma nuvem tão grande (uma multidão incontável acima de nós, como uma nuvem, ‘santa e transparente’, (Clemente de Alexandria)) de testemunhas que nos cercam”. A imagem é de uma “corrida”, uma imagem comum até na Palestina desde a época do império greco-macedônio, que introduziu os usos gregos como jogos nacionais. As “testemunhas” são aos espectadores que pressionam em volta para ver os competidores em sua disputa pelo prêmio (Filipenses 3:14). Aqueles “testemunhados” (Grego, Hebreus 11:5, 39) tornam-se, por sua vez, “testemunhas” de duas maneiras: (1) atestando por sua própria causa a fidelidade de Deus ao Seu povo (Alford) (Hebreus 6:12), alguns deles mártires no sentido moderno; (2) testemunhar nossa luta de fé; entretanto, este segundo sentido de “testemunhas”, apesar de concordar com a imagem aqui, se é para ser pressionado, não é positivamente, inequivocamente e diretamente sustentado pela Escritura. Dá vivacidade à imagem; como a multidão de espectadores deu espírito adicional aos combatentes, assim também a nuvem de testemunhas que têm estado na mesma disputa, deve aumentar nossa seriedade, testificando, como eles, à fidelidade de Deus.
sobrecarga – Como gordura corpórea era, através de uma dieta disciplinar, deixada de lado pelos candidatos ao prêmio nas corridas; as concupiscências carnais e mundanas, e todas, de fora ou de dentro, que impediriam o corredor celestial, são o peso espiritual a ser deixado de lado. “Sobrecarga”, todo peso supérfluo; a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, e até coisas inofensivas e úteis que nos retardariam positivamente (Marcos 10:50, o cego lançando fora a sua vestimenta para vir a Jesus; Marcos 9:42-48; compare com Efésios 4:22; Colossenses 3:9-10).
pecado que facilmente nos envolve – Não é primariamente “o pecado”, etc., mas o pecado em geral, com, no entanto, referência especial à “apostasia”, contra a qual ele já os havia advertido, como um para o qual eles poderiam gradualmente ser seduzidos; o pecado assediador dos hebreus, a INCREDULIDADE.
com perseverança – grego, “em perseverante resistência” (Hebreus 10:36). Em “correr” compare com 1Coríntios 9:24-25. [JFB]
Hebreus 12:1 (Explicação do Versículo) (apologeta.com.br)
Comentários
Postar um comentário