O que é jejum e como fazer?

Hoje 3 de abril, começamos, tanto na escola terapêutica como aqui nesse ministério o ano do estudo e prática do jejum.

Um ano pra estudar só jejum? Geralmente a maioria dos cristãos apenas que pensam que sabem o que é jejum, principalmente aqueles que não praticam. Já sabemos que jejum não é só sobre comida, é exatamente como foi estudado sobre a vigilância e sobre a oração: ter Deus no centro e sendo as primícias. Quem pensa que jejum é um sacrifício, se não for um novo convertido, é criancinha de leite no cristianismo (veja que nem estou dizendo jovem). Jejum é uma obediência. Sem jejum não se sai muito do lugar na caminhada, não há como percorrer a carreira sem jejum.

Perdoe se sou um professor muito duro ou até ranzinza com os distraídos e atrasados, mas tenho que dizer, jejum significa abstinência de alimentos da carne, portanto se alguém é cristão e nunca jejua, é alguém que ama a carne, que gosta de alimentar a carnalidade. 

Até aqui, já vimos que jejum não é só de alimento, mas principalmente de pecado, de embaraço, da concupiscência e dos prazeres da carne. Deus tenha misericórdia de nós!

Como jejuar

Existem várias e várias maneiras de jejuar, carnalmente, psiquicamente, espiritualmente... em cada uma desses muitas maneiras. Não é indispensável longos jejuns, nem jejuns diários, mas também não é dispensável algum jejum, pelo contrário. 

Feliz ou infelizmente vivemos no tempo (mas não estou dizendo que presos a ele) e o jejum depende de muitos fatores, um dos mais importantes é o de horas. Então a primeira indicação é realmente pular uma refeição, quarta e sexta. Mas isso é muito pouco, é só pra ter a experiência, sentir um pouco. Jejum de 12 horas também não serve, deveria ser obrigação, pois não demorar 12 horas da última refeição de um dia até a primeira do outro é se envenenar aos poucos, quem faz isso não pode criticar o que fuma, por exemplo, pois também não dá o devido cuidado ao templo.

Para começar o mínimo é de 13 horas. Quem jejua esse tempo, na prática, jejuou apenas uma hora, pois o estômago leva 12 horas para esvaziar completamente. Mas já é alguma coisa. Pensando dessa forma, o jejum de 24 horas, é efetivamente o jejum de 12. 

Mas para quem preferir começar já pelo jejum diário, o recomendado é o intermitente, começando com 14 horas. Até chegar a 18, deixando um dia de folga.

Agora o mais difícil: lembre-se de vigiar (como foi aprendido, observando tudo tanto exteriormente quanto exteriormente, consciente da consciência e da Presença de Deus), orar (como foi aprendido, vigiando, com atenção nas palavras, nos significados e naquele que está escutando, o Senhor), e o mais difícil, não cair em tentação, não pecar. Aqui vemos que jejuar é uma maneira de colaborar na nossa purificação. E o que é isso? A purificação do coração.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. - Salmos 51:10

Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; - Mateus 5:8

E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. - 1 João 3:2,3

Deus nos purifica, mas também é nosso trabalho purificar a si mesmos.

Que Deus nos perdoe essa ousadia e esse atrevimento, pois certamente vamos pecar, em pensamento, desejo, ou até mesmo fala ou ação (espero que não). E perdoe, Senhor, a mim, que me atrevo a ensinar detalhes, aqui ou nas reuniões ou apostilhas e livros, miserável que sou.

Por favor contribua para que esta informação chegue a mais pessoas Siga, comente, compartilhe, ajude financeiramente a sustentar e ampliar esse trabalho doando através do pix caiodilgo7@icloud.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me converti, e agora?

Refutada a tese soteriológica católica romana ou não?

O ESPÍRITO SANTO