A ORAÇÃO - parte 4
Antes ou depois da oração de gratidão devemos ter uma oração de perdão. As pessoas que não perdoam não podem de fato fazer esse tipo de oração, mas até elas devem fazê-lo, por dois motivos: (1) para pedir perdão pelo fato de não conseguirem sinceramente perdoar e pedir que Deus lhes dê essa capacidade indispensável e (2) para sentir vergonha de suas faltas, sentir a necessidade de serem perdoadas e enfim treinar a capacidade e a compreensão da necessidade universal do perdão.
Ora, pessoas de coração endurecido e rude devem orar pedindo perdão como se elas mesmas fossem capazes de perdoar (ou também de se perdoar, conforme os casos), quanto mais nós que reconhecemos nossas faltas, nossas debilidades, nossos erros, nossas falhas, nossos pecados... e nossa necessidade de sermos perdoados.
A oração de perdão entretanto exige coragem, nem tudo posso expor aqui em público, para as pessoas que não estão sendo orientadas, sobre como devemos nos examinar e como devemos pedir perdão. Isso pode ser incompreensível, mas entenda que, por exemplo, nem todos estão prontos para lidar sozinhos com o que vão encontrar em suas mentes, falas e ações ao se examinarem profundamente, todos precisam de orientação sobre isso, pois o que existe em nós escondido de nós mesmos pode ser insuportável para muitos. Além disso a tendência hu,ana de orar "como o fariseu" ao invés de se reconhecer "como o publicano" é algo muito presente em nos, consciente ou inconsciwntemente. A grande maioria não sabe como se colocar humildemente o suficiente diante de Deus, na hora de pedir perdão, achando que tem algo bom de si para apresentar como compensação. Que terrivel auto-engano!
Assim, por razões como essas, algumas partes desse modelo de oração estarão ausentes nessa versão.
Arrepender-se é uma das práticas mais constantes do cristão. Supondo que passemos um dia sem cometernos um só pecado ainda teríamos que nos arrepender de sermos pecadores e pedir perdão a Deus por isso entregando-se completamente à sua reforma interior, pois ele tem o poder e a sabedoria sobre tudo o que precisa ser mudado em nós. Nessa consciência poderíamos facilmente nos entregar constantemente à oração do coração, dos antigos, "Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, tem misericórdia de mim, pecador". E uma vez por dia fazermos uma confissão e uma oração mais longa conforme a seguinte:
Senhor meu Deus, peço-te perdão por meus erros, minhas falhas, minhas negligências, minhas omissões, meus esquecimentos e minhas cegueiras. Perdoa-me por meus pecados; de todos eles me arrependo e peço perdão; pelos que eu lembro e os que eu não lembro; pelos que pratiquei voluntariemente ou involuntariamente; pelos que fiz conscientemente ou inconscientemente, Tu o sabes Senhor. O Senhor sabe de todas as coisas, sonda meu coração e conhece minha intenção; permaneço firme na decisão de deixar todos eles, e caminhar somente em Tua direção. Perdoa-me e lava-me, purifica-me de todo pecado e de toda má consequência do pecado. Livrai-me do mal, livrai-me do maligno e não me deixe cair em tentação. Tornai-me puro, filho digno e servo fiel, (...) ensinai-me, iluminai-me e amadurecei-me por teus meios de amor, bondade e misericórdia. Confesso que contra ti pequei, perdoai as minhas ofensas de modo que não tenha que colher os frutos maléficos, mas arrancai a árvore do mal e libertai os que, como eu, caíram em tal cativeiro, livrai-me do mal, (...) livrai-me do maligno.
Não olheis os nossos pecados, Senhor, mas a Tua benignidade, Santo e amado Deus, perdoai nossos pecados e nos conduz à Tua vida eterna, conserva-nos na Tua Presença, na alegria de Tua salvação, na esperança da regeneração e dai-nos hoje e sempre a Tua Paz. Em o Santo Nome de Yeshua. Amém e amém.
Peço sua ajuda para continuar e ampliar esse trabalho doando qualquer quantia pelo PIX caiodilgo7@icloud.com
Comentários
Postar um comentário