Sobre a Oração - parte 1


Do Livro de Teófano Hermesista

"O Que é a Vida Espiritual e Como Nós Devemos Dispor dela"

Bispo Teófano Hermesista Sobre A Oração

Traduzido por Poslushnitza Vasilisa (Lesna)/ Peter Martininko

 

 

 

I. A Ciência da oração (da carta 15).

Escreve-me que rezou com dedicação e se acalmou, recebendo uma certeza interior de que vai ser livre daquilo que a maçava; e depois, na verdade tudo se resolveu.

Lembre-se como rezou aqui e tente rezar sempre assim, para que a oração venha do coração e não apenas da boca ou do pensamento...

Não lhe vou esconder, mesmo que já tenha rezado assim, dificilmente conseguirá rezar assim sempre, tal oração é doada por Deus, ou despertada pelo Anjo da guarda. Ela aparece e desaparece, mas disso não podemos concluir que podemos deixar de nos esforçar por ela. Ela aparece quando alguém se esforça, a quem não se esforça ela não aparece. Nós vemos que os santos se esforçavam muito pela oração e com o seu esforço criavam em si um espírito de oração. A imagem de como eles conseguiam isso foi deixada por eles nos seus livros. Tudo o que nos foi dito compõe a ciência da oração, que é a ciência das ciências. Mais tarde vamos falar dessa ciência, agora toquei no assunto só de passagem. E ajunto ainda: não há nada mais importante do que a oração, ou seja, devemos nos esforçar por ela o mais dedicadamente possível. Que Deus lhe ajude em tal esforço.

II. Desconcentração das idéias durante a oração (da carta 31).

O pensamento desconcentra-se durante a leitura das orações - O que fazer? Disso ninguém está livre. Mas aí não há pecado, e sim inoportunidade. Isso torna-se pecado quando alguém desenvolve idéias inoportunas propositadamente. E quando elas fogem despropositadamente, qual é a culpa? A culpa aparece, quando alguém repara que as idéias não estão no lugar e continua a desenvolvê-las.É preciso que seja assim: quando uma idéia começa a escapar, coloque-a logo no seu devido lugar.

Para que no tempo da oração, as idéias se desconcentrem menos é preciso concentrar-se em rezar com calor; e para isso - antes de começar as orações - é preciso aquecer a alma refletindo e fazendo vênias.

Habitue-se a rezar com as suas próprias palavras. Como por exemplo, as orações da noite consistem em: agradecer a Deus pelo dia e por tudo, com que se encontrou durante o dia, de bom ou de mau. É preciso ter penitência por tudo que foi feito de mau durante o dia, pedir perdão, prometendo modificar-se no dia seguinte e pedir a Deus defesa durante o sono. Diga tudo isto a Deus do seu pensamento e do seu coração. As orações da manhã consistem em: agradecer a Deus pelo sono, pela renovação das forças e pedir-Lhe que durante o dia a ajude a fazer tudo em Sua glória. E isso diga a Ele de todo o seu coração e pensamento. E também, de manhã e à noite, diga a Deus as suas necessidades, mais as da alma, e se for preciso as exteriores, dizendo-Lhe como uma criança: - Senhor, vês a minha fraqueza e falibilidade, ajuda, e cura-me! Tudo isso ou do gênero pode ser dito perante Deus pelas suas próprias palavras não recorrendo ao livro de oração. E isso pode ser melhor. Experimente, se der resultado, pode deixar o livro de oração, se não der, é preciso rezar com o livro, se não a oração pode acabar completamente sem sentido.

Para rezar pelo livro e se concentrar nas idéias e aquecer o coração, é preciso tempo livre - além de rezar, sente-se e medite bem sobre o conteúdo de cada oração e sinta-as. Quando começar a lê-las depois disso na oração - da manhã ou da noite - todos os sentimentos e idéias que conseguiu obter enquanto refletia, vão se renovar e aquecer o coração. Nunca leia orações apressadamente. E mais: esforce-se por aprender orações de-cór. Isso ajuda muito a não se distrair durante a oração. E é preciso aprender a rezar como a qualquer outro trabalho.

III. Arrefecimento. (da carta 42).

O inimigo desta disposição radical, consequentemente o inimigo mais grave, você definiu bem-o arrefecimento. Ó coisa mais amarga! Mas saiba que nem toda a diminuição de calor é o destruidor do arrefecimento. Ele pode aparecer em consequência da queda de forças físicas, ou doença. Tanto uma como outra - não faz mal, passa. Grave é o arrefecimento que resulta do prepositado desvio à vontade de Deus, com paixão a algo que não é divino, em oposição à consciência que nos tenta explicar e fazer parar. Isso amortece o espírito e corta a vida espiritual. É isso que deve temer mais, tema como o fogo, como a morte. Ele pode resultar em consequência da perda de atenção em si e a perda do temor de Deus. A isso tenha atenção para evitar tamanho mal. O que diz respeito aos casos de arrefecimento despropositado, resultante da queda de forças ou doença, existe uma única regra: aguentar, não infringindo os habituais costumes pios, mesmo que eles sejam feitos sem nehum gosto. Quem aguenta isso pacientemente, afasta-se logo do arrefecimento e o coração volta a ter o habitual zêlo. Tome isso em atenção e mantenha a partir de agora duas coisas em mente: em primeiro lugar, de maneira nenhuma deixar arrefecer o seu zêlo, e em segundo, em caso de arrefecimento despropositado - puxar e puxar pelos costumes habituais tendo a certeza que essa realização fria das coisas vai fazer voltar a vitalidadde e o calor do esforço.

IV. A oração curta (da carta 42).

Para ser mais fácil habituarmo-nos a lembrar sempre de Deus, os cristãos zelosos têm uma maneira especial, concretamente - repetir sem parar uma curta oração - de duas ou três palavras. A maior parte das vezes ela é " Senhor, tem piedade! " - "Senhor Jesus Cristo, tem piedade de mim pecador! ." Se você nunca ouviu falar disso, ouve-o agora e se nunca agiu assim, comece então desde já.

V. O tempo necessário para a radicação

da constante lembrança de Deus (da carta 43).

Inspiro-a! Comece dedicadamente e continue sem interromper - logo alcançará o que procura. Estabelecer se há uma venerante atenção unicamente em Deus- e com ela virá a paz interior. Digo: logo, entretanto, não será depois de um dia ou dois. Será preciso meses se não forem anos!Peça a Deus, e Ele Próprio a ajudará.


Mais em 

http://www.fatheralexander.org/booklets/portuguese/oracao_teofano.htm


Apoe e doe para nosso ministério através de PIX caiodilgo7@icloud.com

Muito obrigado!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me converti, e agora?

Refutada a tese soteriológica católica romana ou não?

O ESPÍRITO SANTO