O QUE SIGNIFICA A PATA FENDIDA - PARTE 4 (Completo e refeito)
E no dia seguinte, indo eles seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta.
E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
Atos 10:9,10
Pedro já tinha sido perdoado por Jesus, já havia realmente se convertido e convencido, era um homem de fé, subiu ao terraço para orar antes de comer e enquanto orava algo inesperado o aconteceu, um arrebatamento de sentidos, e neste ele teve uma visão. Nas suas própria palavras:
Estando eu orando na cidade de Jope, tive, num arrebatamento dos sentidos, uma visão; via um vaso, como um grande lençol que descia do céu e vinha até junto de mim.
E, pondo nele os olhos, considerei, e vi animais da terra, quadrúpedes, e feras, e répteis e aves do céu.
E ouvi uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro; mata e come.
Atos 11:5-7
Ele sabia que era do Senhor, mas não obedeceu ainda, Pedro disse: "De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda." (Atos 11:8) E isto aconteceu por três vezes até que o vaso tornou a recolher-se ao céu. Ele provavelmente tinha dúvida, talvez não se era uma visão dada pelo Senhor, mas certamente sobre seu significado. E este significado é esclarecido logo depois:
E estando Pedro duvidando entre si acerca do que seria aquela visão que tinha visto, eis que os homens que foram enviados por Cornélio pararam à porta, perguntando pela casa de Simão.
E, chamando, perguntaram se Simão, que tinha por sobrenome Pedro, morava ali.
E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam.
Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.
E, descendo Pedro para junto dos homens que lhe foram enviados por Cornélio, disse: Eis que sou eu a quem procurais; qual é a causa por que estais aqui?
Atos 10:17-21
Agora Pedro obedece, o Espírito ordena e ele obedece, então se revela o significado da visão.
Veja que em tudo, mesmo sendo crente, completamente convertido, vivendo no Espírito, a obediência se faz necessária. Se Pedro não obedecesse desta vez continuaria fazendo acepção de pessoas, de povos e discernindo as pessoas de uma forma que não agrada a Deus. Mesmo tendo desobedecido por três vezes o Espírito ainda lhe falava, mas ele ainda não discernia da forma correta, e ele jamais teria se libertado do seu erro nem teria compreendido a visão se não tivesse obedecido. E quando ele obedece tudo se revela, e ele mesmo anuncia essa revelação:
E eles disseram: Cornélio, o centurião, homem justo e temente a Deus, e que tem bom testemunho de toda a nação dos judeus, foi avisado por um santo anjo para que te chamasse a sua casa, e ouvisse as tuas palavras.
Então, chamando-os para dentro, os recebeu em casa. E no dia seguinte foi Pedro com eles, e foram com ele alguns irmãos de Jope.
E no dia imediato chegaram a Cesaréia. E Cornélio os estava esperando, tendo já convidado os seus parentes e amigos mais íntimos.
(...)
E, falando com ele, entrou, e achou muitos que ali se haviam ajuntado.
E disse-lhes: Vós bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros; mas Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo.
Atos 10:22-28
Tudo já estava arranjado por Deus. Cornélio já havia sido avisado por um anjo que levasse os homens até Pedro. Este em obediência ao Espírito os recebeu tendo já antes a visão sobre os animais aos quais fazia distinção segundo a Lei como sendo uns puros e outros impuros, tendo inclusive desobedecido a Deus que o mandou matar e comer e não fazer impuro o que Deus já havia purificado. Pedro recebeu a esses homens e a seus amigos que por eles haviam sido convidados. E diante desses muitos que estavam ali, Pedro com essas palavras nos revela hoje o significado da visão dos animais: "Deus mostrou-me que a nenhum homem chame comum ou imundo".
Antes disso vemos que Pedro mantinha contra aqueles em seu coração preceitos judaicos, "bem sabeis que não é lícito a um homem judeu ajuntar-se ou chegar-se a estrangeiros". Esse mesmo tipo de distinção errada por parte de Pedro também é mostrado em Gálatas:
E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.
Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão.
Gálatas 2:11,12
Pedro não queria ser visto pelos judeus comendo com os gentios. Mas agora Pedro reconheceu o que nós todos precisamos também reconhecer e obedecer, pois o sangue do cordeiro foi derramado por todos e nós não sabemos o amanhã de ninguém, nem mesmo sabemos o nosso. Como podemos julgar as pessoas distinguindo entre cristãos e não cristãos quando Jesus ordenou que tratássemos a todos como gostaríamos de ser tratados? Nosso papel é ser como Jesus, como Pedro a partir do momento em que compreendeu a visão, como Paulo, como João, embaixadores, representantes dos negócios de nosso Pai na Terra.
E o negócio de nosso Pai aqui é salvar almas, nosso papel é apresentarmos a salvação e o salvador a todo que cruzar nosso caminho. Deus não disse que faria isso, disse para nós fazermos isso. Se ele quisesse poderia aparecer para cada pessoa que quer salvar (como tem feito em alguns casos), mas ele não passou esse encargo para nós. Tenho vergonha de como somos tímidos e fracos nesse propósito, como se não fosse propósito nosso, como se fosse um propósito apenas de determinadas pessoas ou entidades sejam lá como chamem, igrejas, missionários, pastores, grupos. Agimos como se isso fosse propósito de Deus e que não tivesse nada a ver conosco, como se Deus não tivesse dado a nós essa tarefa, como se isto não fosse já em si mesmo uma grande honra e ainda querermos mais condições do que as que já recebemos sem nenhum merecimento!
Será por isso que está escrito que muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos? Se for por isso os tímidos, os que nada fazem pelo reino de Deus, os que não abrem suas bocas nem escrevem nem procuram oportunidade para levar a palavra de Deus nem dão testemunho de Cristo em sua vida e em suas palavras, todos estão perdidos ainda. Em nosso julgamento a timidez não é pecado ou é uma coisa menor, sem importância. Mas veja ao lado de quais pecados Deus coloca a timidez em seu julgamento:
Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
Apocalipse 21:8
Muitos dizem não ter condições. Não têm pernas, mãos, bocas, mentes? Não já foram chamados? Não já estão salvos pela graça imerecida dada por Deus? O que está faltando? Outros dizem que não estão estão preparados, mas o que falta em sua preparação? Então preparem-se. Se Deus capacita o que falta em sua preparação? Não existem bíblias, evangelhos, pessoas que ensinam ou com quem aprendem, escolas, assembleias, cursos? O que falta? Outros dizem que não têm dom, mas não somos nós que temos dons, o dom vem de Deus, não podem orar e pedir a Deus? Ou será que não estão discernindo o que Deus já lhes tem dado? Ou será estão desobedecendo? Existem tantas funções diferentes na obra de Deus, tantas tarefas são realizadas pelos órgãos do corpo de Cristo, como pode alguém não se enquadrar em nenhuma delas?
Deus não simplesmente chama, ele distribui talentos, da dons, vocações, ministérios...
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,
Efésios 4:11-13
É verdade que muitos alegam a própria incapacidade, imaturidade, mesmo depois de anos, ainda tomando o leite das crianças na fé, ou até mesmo confessam a timidez e falta de vontade, o que é mais justo de se dizer, mas nada disso é um desencargo. Não justifica; uma alegada incapacidade ou imaturidade não se justifica. Um homem que num dia perseguia os cristãos negava e abominava a Jesus Cristo, mesmo sem o conhecer, e logo depois de conhecê-lo, em poucos dias estando com os irmãos saiu em peregrinação pregando o evangelho de nosso Senhor:
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco.
E logo nas sinagogas pregava a Cristo, que este é o Filho de Deus.
E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes?
Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o Cristo.
Atos 9:19-22
Será que sem isso como chegaremos à unidade da fé e do conhecimento? Não é "o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo" uma condição para "que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus"? É necessário e função da igreja o aperfeiçoamento dos santos para esse propósito bem definido aqui, que é para edificação do corpo de Cristo e para a unidade da fé.
Por isso existem tantas divisões e denominações cristãs ao ponto de algumas não reconhecerem outras como sendo parte do corpo de Cristo. Se não distinguem o corpo de Cristo, não podem comungar... Algo está acontecendo individualmente e como agrupamentos. Ou não já foram realmente chamados? Ou não estudam a bíblia nem meditam na Palavra do Senhor? Ou não entendem? Ou foram ensinados errado?Ou não estão distinguindo o que Deus já lhes tem dado? Ou estão desobedecendo? Ou estão fazendo pouco caso da obra de Deus? Ou tornando vã a fé e os demais dons? Ou fazendo tudo isso conjuntamente? Enfim, está faltando algo e certamente não é da parte de Deus. É de nossa parte. Vejamos então!
Comentários
Postar um comentário