Orar e Interceder por Todos


1 Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,
2 pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.
3 Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
4 o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
5 Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
6 o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;
7 para o que (digo a verdade, não minto) eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade.
1 Timóteo 2:1-7

1 - Por todos 


Irmãos, "antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens." Todos os homens vem primeiro. Orar por todos, veja bem, é por todos. Não é só pelos irmãos. 

Alguns dizem que se deve orar apenas pelos irmãos, mas não é assim. Outros ainda dizem que não se deve orar para que alguém veja a verdade ou que se converta, mas isto não tem base. "Todos" inclui você, eu, os irmãos, os parentes, os amigos, os inimigos, os desconhecidos, enfim, todos. 

Esse trecho tem sido muito utilizado para falar sobre orar pelas autoridades e para mostrar ou reforçar que as autoridades são constituídas por Deus, o que nem é mostrado nesse trecho. Querer demonstrar isso por esse trecho já é um desvio de função. Há outras passagens sobre isso e não é necessário desviar de sua função principal. Ainda mais quando é utilizado para defender a pessoa da autoridade em vez da posição (pois Deus instituiu a autoridade, ou seja, a função de autoridade, não diz necessariamente da pessoa que ocupa a função). Quando se desvia para outra função se deixa de ver sua verdadeira mensagem que está bem clara, devemos interceder por todos.

Interceder por todos vem primeiro. E por que passa despercebido? Deve ser um problema cultural: mal uso da escritura, falta de intimidade com os textos completos, falta de meditação na palavra do Senhor, falta de atenção, pressa, enfim, podem ser muitas as razões, mas também pode ser por má fé. Por isso é preciso estar atento, verificar sempre as escrituras, as passagens correlatas e colocar toda dúvida diante do Senhor. Não pretendo chamar atenção sobre o que a escritura não diz, a exemplo do que comentei anteriormente, mas sim colocar toda atenção no que ela diz claramente e temos que fazer, isto tem que estar nas pregações, isto tem que ser praticado individualmente e nos cultos e reuniões. Mas parece que isto está esquecido. E é tão simples, coloquemos novamente nossa atenção aqui nisso: "antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens". 

Veja bem, antes de tudo, ele exorta, isto é, para que não reste dúvida: ele estimula, incita, persuade, aconselha, desperta para, encoraja, promove, entusiasma, incentiva que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, antes de tudo.

Devemos orar por todos. Se devemos orar até por nossos inimigos, muito mais ainda deveríamos lembrar de orar por todos. Devemos orar por todos.

2 - Por todos que exercem autoridade


Sim, "se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador." Aqui realmente se refere à pessoa não ao cargo, diferente de outra passagem que se refere ao cargo, dizendo que toda a autoridade é instituída por Deus. Afinal devemos orar e interceder por todas as pessoas, inclusive estas.

"Todos" vem primeiro, mas "as autoridades" estão incluídas. Mas veja "pelos reis" ainda vem primeiro. Se este é mais um trecho que aponta que somente a monarquia é um tipo de governança mundana tolerada por Deus, isso é outro assunto, não vamos entrar nele agora, mas veja que há o chefe da nação e então todas as demais autoridades. Todas não deixa fora nenhuma, nem o policial, nem o deputado, nem o vereador, nem o guarda de trânsito nem o guarda municipal, nem o porteiro da escola, enfim, inclui toda autoridade dentro de sua função. Isto significa orar pelas pessoas, pelo bem das pessoas, pela vontade de Deus e seus desígnios serem cumpridos na vida de cada pessoa. Mas vejamos mais em detalhe.

Orar por todos, incluso chefes de governo e todas as autoridades, para que? "Para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade." Para que tenhamos. "Tenhamos" se refere a quem? A nós. Estas pessoas que estão investidas de autoridade e mesmo ainda todas as outras influenciam de alguma maneira maneira na nossa vida. Devemos orar para que essa influência seja boa, para que essa influência não nos prejudique, para que essa influência nos ajude. Uma pessoa não ganha nada em ajudar outra? Isso não é bom para ela, que faça o bem a outras? Então! Quanto mais a nós que somos filhos de Deus. Deixemos essa arrogância e mesquinhez de fingir que não precisamos de ajuda, que não precisamos dos outros e que não aceitamos sua ajuda. E de qualquer forma as ações dos outros nos afetam e afetam nossa vida, principalmente as ações das autoridades.

Tranquilidade, sossego, piedade e honestidade. Para que tenhamos uma vida assim, com esses elementos. Gosto de destacar honestidade, porque temos que orar para que sejam honestos e para que nós mesmos sejamos também. O cargo, os poderes, o controle do dinheiro, podem, algumas vezes, tentar os seres humanos, pois todos os seres humanos tem a carne pecadora por natureza. Mas podemos escolher a honestidade. Então devemos orar para que escolham a honestidade, sim, orar para que escolham. 

Muitos estão dizendo que só devemos orar pelos irmãos em Cristo e pelos nossos, pela nossa casa. Já está descartada essa hipótese e demonstrado que não é assim, já sabemos, desde já pelo menos, que devemos orar por todos. Isto é primordial. Mas muitos também estão dizendo que embora devamos orar por todos, não podemos orar por seus caminhos e suas escolhas, pois isso estaria "violando o livre arbítrio". Então não oram para que seus filhos sejam bons e façam boas escolhas? Não oram para que seus filhos que não se converteram a Deus se convertam finalmente?

Ou então Deus é sem juízo e ditador, que por orarmos obrigará a pessoa a fazer como estamos pedindo? Evidente que não! Não estamos infringindo a liberdade de escolha da pessoa. Deus é que sabe os caminhos pelo qual apresentará a ela a boa escolha, mas não a obrigará a escolher o que não quer. Às vezes a pessoa é tão desonesta que nem sequer vislumbra a opção da honestidade, mas Deus pode mostrá-la. Estamos pedindo que Deus faça isso, não que a obrigue a ser honesta. A pessoa sempre tem a escolha.

O mesmo vale para piedade. Tudo que falei em relação à honestidade se aplica também para a piedade. Mas já com relação a tranquilidade e sossego é evidente que não está inteiramente sob controle da pessoa, é mais fácil até que não esteja na grande maioria do tempo. E nós estamos orando por isso, para todos, isso é muito importante. Quando oramos assim estamos fazendo para nossa própria tranquilidade, então que oremos pela dos outros também, não para que estejam tranquilos mesmo quando fazem o mal, mas para que conheçam a tranquilidade do bem e do descanso no Senhor. Sob pressão pode ser difícil para muitos, na tribulação é mais provável de se tomar decisões não acertadas, a mente pode estar agitada, confusa, perturbada pelos problemas ou por um problema. Nós devemos orar para que não haja tribulação, embora saibamos que elas podem estar a caminho e embora o texto não afirme diretamente, sugiro que oremos também para que haja tranquilidade, sossego, honestidade e piedade. Orando por todas as autoridades de qualquer forma já estamos com certeza também orando para que nós e outros tenham uma vida tranquila.

3 para que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade


Quem é que salva? Somos nós ou é Deus através do Filho?
Quem é que julga agora quem é salvo ou não? Alguém pode prever o futuro? Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. Isso é a vontade de Deus. 

Quem somos nós para julgar quem merece a salvação ou o conhecimento? Querem ser mais que Deus? Se Deus quer que todos sejam salvos e que cheguem ao pleno conhecimento da verdade isso deve estar em nossas orações, pedir pela salvação de todos, para que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade.

Mas que afirmam os que se posicionam contra isso? Que "sabemos que nem todos serão salvos e que muitos serão condenados." Então é um esforço inútil orar por isso? É um esforço inútil, pregar, esclarecer, levar o conhecimento, ao menos inicial, àquele que desconhece ou que está enganado? Sabemos que muitos se perderão por escolha própria, não pela vontade de Deus, porque Deus não força ninguém, a pessoas tem que escolher, mas que não seja por nossa negligência. 

E se algum for condenado por nossa negligência? Será que os cristão não se importam com os outros? Isso não será colocado em nossa conta? Se o texto diz que oremos por todos e não oramos por todos, isso não é desobediência? Nossa desobediência agrada a Deus? Se o texto diz que oremos por todos, oremos então por todos. 

É simples, direto, claro. Devemos orar assim por quê? Para que nossa oração seja ouvida? Para que sejamos dignos de algum mérito? O texto novamente nos dá a resposta: para agradarmos a Deus. "Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade."

Assim devemos orar por que isso é bom para nós e porque isso agrada a Deus. 

Mas assim também devemos pregar, pois "há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos". Se pregarmos o que nos foi pregado, isto é, Cristo e sua salvação gratuita, estaremos agradando a Deus e contribuindo para a realização de sua vontade. 

Pois se Deus quisesse ele mesmo apareceria e convenceria a todos e salvaria a todos, mas sabemos que não é assim o agir de Deus, e que persuasão e provas não adiantam, a salvação é pela confiança, pela fé. Sabemos que não é por persuasão de provas, porque como diz na carta aos Hebreus, muitos viram provas por quarenta anos no deserto e mesmo assim muitos não creram e mesmo assim desobedeceram e todos os que desobedeceram morreram. 

Deus nos delegou essa tarefa através de seu Filho que nos mandou que pregássemos a todos e fizéssemos discípulos dele. 

E finalmente, não é apenas orar, é também interceder, suplicar, fazer ações de graça. Pois tudo isso é agradável a nosso maravilhoso Deus. E assim fazendo estamos seguindo os passos de nosso Senhor Jesus Cristo e seremos guiados na luz do Espírito Santo de Deus, que nos encherá na medida da estatura de Nosso Senhor.

Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens,
pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.
Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem,
o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo;
para o que {digo a verdade, não minto} eu fui constituído pregador e apóstolo, mestre dos gentios na fé e na verdade.
1 Timóteo 2:1-7

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