Conhecimento, Amor e Guardar - segunda parte - OS MANDAMENTOS - O cristão tem que obedecer aos dez mandamentos?
Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados.
1 João 5:3 ACF https://www.bibliaonline.com.br/acf
Muitos estão acreditando que estão dispensados dos mandamentos por serem cristãos e alguns até buscam alguns textos isolados no novo testamento na tentativa de comprovar isso. Outros buscam doutrinas tortuosas. Mas isto não tem base e vou por aqui muitos versículos para mostrar isso (não todos, porque são muitos). A obediência a Deus na forma do evangelho começa com os mandamentos.
Antes vamos observar, dentro do contexto, o que Jesus disse sobre os mandamentos:
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa.
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Mateus 5:14-20
Se me amais, guardai os meus mandamentos.
João 14:15
Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.
João 15:10
Jesus guardou quais mandamentos? A que mandamentos do Pai está se referindo? Todos sabemos. Veja que mesmo Jesus guardou os mandamentos. Inclusive o sábado. O problema do sábado é como os fariseus e escribas interpretavam que não se deveria trabalhar no sábado, que incluía, não curar, não socorrer, não preparar comida, etc., ou seja, uma interpretação absurda.
Existem aqueles que confundem "a lei" com "a lei de Deus", isto é muito comum, e é compreensível. Afinal Moisés escreveu dizendo "e o Senhor disse", então as pessoas pensam que todas as leis que estão por exemplo em Levítico são a lei de Deus e válidas ainda hoje. Eu me pergunto porque elas não fazem os sacrifícios, as purificações as festas anuais, o ano sabático. É que muitos parecem escolher na bíblia o que convém a si ou a seus propósitos para tomar como lei. Muitas vezes até sem perceber que está caindo no jogo do inimigo ou do seu próprio ego...
Por outro lado algumas bíblias trazem Jesus dizendo "Moisés disse isso" e outras "isto foi dito", o que pode até contribuir para a confusão. Afinal foi Moisés ou foi Deus que disse? "Isto foi dito" por quem? Não vou ainda entrar nessa questão porque ela não vem ao caso. Primeiramente precisamos ver para quem Deus teria dado aquelas leis e todos aqueles detalhes ritualísticos, antes mesmo de querer entender o propósito de tudo aquilo e o seu significado. Sim, porque ao leitor atento, e ou inspirado, que medita na palavra de Deus, aparecerá claro que aquelas ordenanças e leis são para os judeus e nem todas por todo o tempo, algumas para serem depois deixadas mesmo pelos judeus.
Já a lei de Deus é outra coisa, a lei de Deus são os mandamentos. A lei (geralmente significando a Torah, veja que há muitas vezes o contraste "a lei e os profetas", no caso, "os profetas" se refere aos outros livros do antigo testamentos) é para o povo judeu. E a lei de Deus é para o judeu e para todo aquele crê e que quer por herança e adoção, através de Jesus, se tornar filho de Deus. Não é mandamento para a salvação, isto é, como condição de salvação, não é mandamento como condição para ser um povo ou nação como era para o judeu, mas para obediência e santificação. Deus quer que sejamos santos:
Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.
1 Pedro 1:16
Fala a toda a congregação dos filhos de Israel, e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo.
Levítico 19:2
Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver;
1 Pedro 1:15
Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.
Levítico 20:7
Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
2 Coríntios 11:2
E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.
1 João 3:3
Todos os santos vos saúdam.
2 Coríntios 13:13
Ora, se o mínimo, o fácil e o que é leve, o cristão não fizer, em que ele é melhor que o farizeu?
A lei de Deus são os mandamentos. Entramos então numa questão mais delicada. Alguns interpretam (e digo alguns porque entendo que não é do Espírito) que Jesus "reduziu" os mandamentos a duas leis apenas "porque essas duas já contêm todas as outras". O argumento de que contém não resiste nem mesmo a um simples teste, vejamos. Quem ama a Deus e ao próximo como a si mesmo automaticamente guarda um dia para o Senhor (o shabat judaico ou o domingo, para alguns cristãos, ou qualquer um dia da semana pelo menos)? Sei que isso toca num ponto mais controverso, a questão do sábado e se Jesus aboliu o sábado. Isso é mais uma questão histórica do que os fariseus entendiam como "trabalho no sábado" em suas interpretações legais na época de Jesus, e é isso que Jesus está abordando, mas deixemos isso de lado e voltemos ao tema.
Se a pessoa ama a Deus acima de qualquer coisa automaticamente ela não pronuncia o nome de Deus em vão? Isso é meio duvidoso.
Vamos examinar os mandamentos, e vejamos se devemos obedecer cada um deles ou não, por favor faça sua própria análise. Mas vamos observar no texto completo, não destacado, e sim respeitando todo o texto como foi escrito:
Êxodo 20
1 Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
2 Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
[1]
3 Não terás outros deuses diante de mim.
[2]
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
6 E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
[3]
7 Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
[4]
8 Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
11 Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
[5]
12 Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
[6]
13 Não matarás.
[7]
14 Não adulterarás.
[8]
15 Não furtarás.
[9]
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
[10]
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Existe algum desses mandamentos que o cristão não deva cumprir? Qual ou quais deles? Ora, nenhum! Embora alguns cristãos não guardem nem um domingo, nem qualquer outro dia da semana para o Senhor, quanto mais o sábado (que é um assunto controverso e longo que abordaremos em outra oportunidade), creio que todo cristão concorda que deve obedecer os outros nove, e se arrepender e pedir perdão se comete algum deslise em algum deles, não é assim? Se não é então alguém tem que me mostrar onde foi que Jesus nos autorizou a (1) adotar outros deuses, ou (2) adorar estátuas, ou (3) tomar o nome de Deus em vão e assim por diante? Será que Jesus nos autorizou a roubar, matar, adulterar, prestar falso testemunho? É claro que não!
Só pelo exposto até aqui já podemos ver claramente que devemos cumprir os mandamentos. Frisando mais uma vez que fazemos isso por obediência e para a santificação, não pela salvação como alguns querem atribuir, pois sabemos que nossa savação vem pela fé em Jesus e não pelas obras da lei. Mas fé em Jesus significa confiar no que ele disse e ele disse que é necessário obedecer a lei. É o que será demonstrado a seguir.
Observe novamente os dez mandamentos e veja agora primeiro que não existe mandamento "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Estes mandamentos foram dados por Jesus e são para nós, também. Observe em segundo lugar que Jesus não "reduziu" os mandamentos, pois ele não aproveitou nenhum quando proclamou os seus, ele deu dois novos (podemos dizer por enquanto, depois veremos que deu mais). E disse que desses dois depende toda lei os profetas, não que deles resulta automaticamente o cumprimento da lei, mas que a lei mesma depende deles, ou seja, se você não os cumpre não cumpre a lei. Isso é um argumento em que Jesus mostra que seus mandamentos são superiores até ao cumprimento da lei porque se você cumpre toda a lei e não ama a Deus nem ao próximo de que isso lhe adianta? É isso que Jesus está mostrando também. Afinal os fariseus e saduceus também cumpriam a lei e vejam, eles condenaram Jesus. Qual o grande mandamento da lei? Jesus responde não um, mas dois, e que não estão na lei dos dez mandamentos:
Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
Este é o primeiro e grande mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
Mateus 22:36-40
Isto parece um argumento que mostra que Jesus aboliu (não reduziu) a lei antiga e deu uma nova (?). Mas outro dizer bastante convincente é que esses dois mandamentos realmente abrangem todos os outros, mas não os substitui. Nenhum dos dois argumentos é completamente correto, senão parcialmente corretos como já foi demonstrado (Jesus mesmo diz que não veio abolir a lei no primeiro caso e, no segundo caso, os dois mandamentos realmente não substituem, mas também não abrangem completamente os outros porque não se cumpre automaticamente todos os outros por simplesmente cumprir os dois). Então vejamos o que realmente podemos afirmar sobre a lei de Deus do antigo testamento e a do novo.
Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;
Mateus 5:13,14
É descumprindo os mandamentos da lei antiga que seremos a luz do mundo e o sal da terra? Nós vamos iluminar quem, convencer a quem, se nós roubarmos, matarmos, adulterarmos? Nós vamos levar quem à conversão e ao arrependimento dos pecados se nós mesmo formos uma demonstração de praticantes do pecado? São questões que os "abolicionistas da lei" evitam.
Eles focam na questão da salvação pelas obras, dizendo que não é pelas obras da lei que seremos salvos, mas pela fé em Jesus (Rm 3,21-26). Mas quem está falando em salvação? Estamos falando dos mandamentos e da observância que Jesus deixou para nós, como já foi falado, para a santificação, não para a salvação. Estamos falando de obediência e de exemplo, de modelo, do que é ser cristão, do que é seguir a Jesus, do que Jesus nos ordenou, é desses assuntos que estamos tratando. Não se trata de salvação por obras, se trata que Jesus nos ordenou obras logo na continuação do dito acima:
Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.
Mateus 5:16
"Para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai" trata de obras e não só os mandamentos, que é o mínimo, o fácil, o leve. Aí alguns dizem "mas ele está falando de boas obras em geral, de caridade, curar os enfermos, visitar as viúvas, cuidar dos órfãos, pregar, etc., não está falando da lei". Será? Será que a lei, sendo o mínimo, não está nem incluída nessas obras pelo menos? Veja o ele diz no versículo seguinte, contínuo:
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.
Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.
Mateus 5:17-20
Esse "jota" se refere à letra yod, o "i" do alfabeto hebraico e o til é uma pequena marca que distingue uma letra de outra, como o traço na letra E que a distingue do F ou o do G que distingue do C. Jesus não estava falando em hebraico; por que ele se referiria a letra da lei em hebraico? Ou seja, ele está falando da lei do antigo testamento, escrito em hebraico.
Ele não está tratando de cumprir a lei para obter a salvação, afinal ele diz que quem a descuprir e ensinar errado (e quem diz que não precisa obedecer está ensinando errado) será o menor no reino dos céus, isto é, será salvo, estará no céu, mas não como um grande no reino e sim sendo de menor posição, a pior de todas nos céus. Mas se alguém insistir no erro de que a lei não serve para o cristão, o último versículo deve pelo menos deixar em dúvida a convicção dessa pessoa, pois indica, não que a lei salva, porque não salva como bem sabemos, mas sim, indica que: sem praticá-la não há salvação, "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." Estará fora do reino. E o pior é que os escribas e fariseus tinham fama de cumprir a lei e mais um pouco.
Veja em outras traduções a mesma passagem que mostra diferentes equivalentes na tradução da letra yod hebraica e tire todas as dúvidas (a letra yod é a inicial do nome de Deus em hebraico, Yahweh, e do nome Jesus, Yehshwah ou Yeshua, por isso alguns equivalem transliterando-a para o jota, que não existe no hebraico; seria mais correto traduzir pelo i):
Mateus 5:18
“porque em verdade vos digo que, até que passem o céu e a terra, não será omitido nem um só i, uma só vírgula da Lei, sem que tudo seja realizado” - Bíblia de Jerusalém.
Mt 5:18 Porque em verdade vos digo que, até que passe o céu e a terra, nem um jota ou um til de modo nenhum passará para longe da lei, até que toda- e- qualquer- [letra] seja cumprida. - (bíblia na tradução literal do texto tradicional - http://biblialtt.org/934)
Eliminada essa dúvida, ou se ainda resta alguma, podemos examinar muito mais passagens onde Jesus fala da lei. se alguém começou a ler esse artigo na esperança de se livrar de alguma lei, sua situação deve ter se complicado, pois até agora vemos que temos mais leis, duas de Jesus e dez do antigo Testamento. Mas como já vimos, não parou por aí porque depois de ter lavado os pés dos seus discípulos e de Judas ter saído para o trair Jesus deixou mais um mandamento. Então até agora temos 13 mandamentos.
Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
João 13:34
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
João 15:12
Este mandamento, como diz a frase "Um novo mandamento", é diferente de amar ao próximo como a si mesmo, este diz para amar uns aos outros, consequentemente trata de um mandamento entre os cristãos, como Jesus os amou. "Ao próximo" refere-se a qualquer um, mas "uns aos outros" é para os quais ele falava, entre seus seguidores. E não simplesmente amar, ou amar como a si mesmo, é amar como Jesus amou, então é muito diferente.
Se alguém quer seguir a Jesus tem então 13 mandamentos para seguir até agora. E mais adiante, no próximo capítulo veremos que pode haver ainda mais um, a depender da perspectiva.
Este não é um assunto fácil e exige paciência, além de um exame e reexame atento das escrituras. Mas quero lembrar que sempre orando e buscando ouvir aquilo que o Espírito Santo de Deus quer revelar àqueles que sinceramente buscam a verdade, àqueles que sinceramente buscam a Deus e cumprir sua vontade, que é em nós, no aspecto geral, a santificação e o cumprimento do propósito e dos dons e das vocações que nos são dadas e pelas quais, cada um é individualmente, chamado a cumprir a palavra de Deus para a honra e glória de nosso Senhor. É assim que devemos estudar e meditar.
Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.
Apocalipse 14:12
Comentários
Postar um comentário