Ceticismo, Confiança e Redenção
Exitem muita teorias e explicações sobre a razão da queda humana. Mas observe no livro de Gênesis a descrição, as exigências de Deus e o que acontece depois . A razão é que Adão não confiou em Deus. Por isso Deus pede fé, ele espera ainda a nossa confiança, espera a obediência também. Mas ele ainda não nos condena...
De fato condenados já estamos, mas ele nos dá oportunidade...
Gênesis 2
16 E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
18 E disse o SENHOR Deus Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele.
Observe nesse trecho a ordem de Deus, clara, para Adão. Deus colocou o princípio da liberdade para o homem e o princípio da escolha. Ele também apresentou o mal, aquela árvore contém o bem e o mal, e apresentou suas consequências, se comer morrerá. Ele poderia comer e poderia não comer, era livre para escolher. O corpo de Adão não tinha a carne corrompida pelo pecado, ele não tinha tendências pecaminosas como nós, ele não sofria tentações carnais, ele comeu o fruto por livre escolha. Seus filhos poderiam ter nascido no Éden se ele não tivesse comido, e todos os seus filhos e todas as gerações, cada um, estaria diante da mesma escolha, qualquer um das gerações seguintes poderia ter comido o fruto ou não, já pensou nisso?
Observe também que a mulher é gerada depois dessa ordem, ela não recebeu a ordem diretamente de Deus. Algumas pessoas querem fazer como Adão, tentando depois colocar a culpa em Eva, porque ela se deixou enganar pela serpente e só por ver que ela comeu do fruto e não morreu é que Adão teria comido do fruto. Mas não foi isso que aconteceu. Eva não recebeu essa ordem por isso a serpente astuta se dirigiu a ela, anto que a resposta dela à serpente não é exatamente o que Deus disse:
Gênesis 3
1 Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher É assim que Deus disse Não comereis de toda árvore do jardim?
2 E disse a mulher à serpente Do fruto das árvores do jardim comeremos,
3 mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais.
Observe que Deus não disse "nem nele tocareis", isso foi uma imprecisão por parte de Eva, ou por parte de como Adão lhe passou a informação. Mas ainda que fosse devido a essa observação de que Eva não morreu depois de ser comer o fruto, a culpa não pode ser de Eva por ele ter comido, ele poderia ter recusado, pois ele ouviu diretamente de Deus que morreria, mas ele não não creu em Deus, ele creu em seus sentidos, ele estava vendo que Eva não havia morrido.
Ele não foi inteligente, Deus espera que você seja inteligente, ele deu inteligência, use: Deus não disse que imediatamente morreria, ele disse que morreria, não disse quando. Deus esperava confiança em sua palavra, Deus só diz a verdade. De fato eles começaram a morrer naquele instante, exatamente como nós que estamos morrendo desde o nascimento devido à reprodução de nossas células terem um limite, no qual elas começam a degenerar as cópias e nascerem defeituosas, então o corpo começa a degenerar, envelhecer, e isso termina em morte. Adão e Eva depois morreram.
Nós também somos imaturos tanto quanto eles, nós não notamos esse processo, nós às vezes até nem acreditamos que um dia morreremos, esquecemos mais isso do lembramos, e nós também não percebemos isto acontecendo, só com o passar de muito tempo, o surgimento das rugas, dos cabelos brancos... E de fato Adão e Eva morreram, assim como seus filhos e seus descendentes, enfim, todos nós herdamos a mortalidade junto com a tendência carnal para o pecado.
Gênesis 3
4 Então, a serpente disse à mulher Certamente não morrereis.
5 Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
6 E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
Observe que a serpente diz meias verdades. Ela mente dizendo "não morrereis", mas diz a verdade sobre se abrirem os olhos e saberem o bem e o mal, afinal eles não sabiam de fato o que é o mal, eles nunca viram, nunca provaram, nunca sentiram, eles queriam provar. E Adão foi um cético empírico, ele acreditou na sua experiência imediada, o cético sempre se acha muito inteligente, não é verdade? Mas isso não foi nada inteligente, ele acreditou que tinha a prova que não morreria. Por isso o judeu pede prova e Jesus diz que nenhuma prova será dada à geração INCRÉDULA. Deus ainda espera que você confie nele, em suas palavras, você não encontrará Deus ou as coisas do céu e do espírito por pravas, mas pela fé, você tem que confiar em Deus e em sua palavra primeiro, então no convívio com Deus terá provas, não o contrário.
Mas veja que no meio da frase a serpente também tem uma meia verdade com uma promessa sedutora para eles "sereis como Deus". E quantas pessoas não estão ainda hoje agindo de acordo com essa promessa? Milhares de pessoas estão em ordens ocultistas, ou mesmo na ciência, que prometem, além de provas como a serpente prometeu, que se tornarão deuses, como Deus, ou mesmo se tornarem o mesmo Deus, uno com ele, como alguns prometem.
Isto não passa da mesma meia verdade da serpente. Por que? Porque se tornarão como Deus, mas em saber do bem e do mal. Deus conhece o mal, Deus conhece tudo. Deus sabia tudo que ia acontecer porque ele está presente em todo o instante do tempo, mas não é esse tipo de conhecimento como Deus que eles teriam, era o conhecimento do bem E DO MAL, que eles não presenciavam, não conheciam diretamente, mas apenas pela descrição de Deus, e de fato eles conheceram, e nós estamos conhecendo o mal nesse mundo e nessa vida. Realmente abriram-se seus olhos, mas para que? Nós estamos em ignorância da realidade de Deus, de sua vontade para nós e da verdadeira e eterna vida que estava reservada antes.
Gênesis 3
7 Então, foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
8 E ouviram a voz do SENHOR Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do SENHOR Deus, entre as árvores do jardim.
Essa nudez pode também representar essa ignorância. O que eles conheceram? Sua própria nudez, foi o primeiro conhecimento do bem e do mal que tiveram, pois antes eles tinham um conhecimento seguro que foi informado por Deus, mas agora perceberam que duvidaram daquele conhecimento, que era para ele como se não existisse a partir do momento que aceitaram o fruto, eles desprezaram a palavra de Deus. E reconheceram isso agora, pelo menos eles se envergonharam.
Você já abriu os olhos para ver que ainda continua ignorante sobre as consequências do pecado e da desobediência de Deus, de duvidar de Deus e de sua palavra? É isso que essa vergonha significa, vergonha, reconhecimento do pecado e temor de Deus, por não tê-lo respeitado, não ter confiado, ter desobedecido. Apesar de perceberem que ainda não morreram eles estão envergonhados e temerosos. É assim que deveríamos estar se fôssemos de fato realistas, não temos prova alguma do que acontecerá conosco depois dessa vida, nem sequer ao longo dela, de que males seremos acometidos, como será nossa morte, mas sabemos que estamos sujeitos a muitos males, acidentes, doenças, crimes, limitações... e várias tentações, quando não a pecados mesmo que cometemos, erros terríveis, maldades, e até crimes. Se fossemos realmente realistas estaríamos convencidos do pecado e do juízo, ou seja, da morte. E deveríamos nos envergonhar sabendo disso, pelo menos agora, sabendo o que Deus espera primeiramente.
Mas Deus ainda nos dá a mesma oportunidade escolha: confiar em Deus e em sua palavra ou confiar apenas nos nossos sentidos e na nossa experiência. E isto significa também a nossa salvação, isto é, nossa redenção, nossa passagem de volta ao Éden e ao convívio direto com Deus. Deus espera que você confie nele e em sua palavra novamente.
João 6
47. Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna.
Hebreus 11
6. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.
João 6
28, 29. Perguntaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus? Jesus lhes respondeu: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.
Temos que reconhecer também que temos uma natureza pecadora, voltada ao pecado, que tende, puxa e muitas vezes realiza o pecado, e não importa qual seja o pecado, o resultado dele é a morte, e o resultado de ter essa natureza pecadora também é a morte. Isto é uma lei, a carne corruptível não pode herdar a eternidade, não é agora ou com alguma pessoa em especial, que mudará, todos morrem, pecando ou não, porque têm a natureza do pecado, já estão condenados. A esperança é para nossas almas, nossas mentes juntamente com o nosso espíritos é que serão ressuscitados para a condenação ou salvação, de acordo com nossas escolhas. Mas aqueles que reconhecem o pecado e se arrependem, isto é, voltam-se para Deus, ao sentido que Deus deu á nossa vida e não ao sentido das tendências pecaminosas, devem pedir perdão a Deus arrependidos.
A herança de Adão já temos, resta saber se queremos a de Deus, trazida novamente por Cristo Jesus. Ele não vai nos impor essa nova herança trazida pelo novo testamento. Estamos diante da escolha, se queremos ser filhos e herdeiros da carne ou do Espírito de Deus, se vamos confiar novamente em Deus e em sua palavra ou não. Deus colocou algo tão fácil quanto a primeira escolha, estamos agora diante de duas árvores novamente, a árvore do bem e do mal e a árvore da vida, é só escolher. Para comermos o fruto da árvore da vida tudo o que é preciso é reconhecer o pecado e arrepender-se, crer, confiar novamente em Deus e que Jesus é seu filho que foi ressuscitado da morte e confessá-lo como nosso Senhor e salvador.
Apocalipse 22
13-15. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, o primeiro e o derradeiro.
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
1 João 1
8-9. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
1 Pedro 1
9. Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas.
Romanos 10
8-11. Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
Marcos 1
15. E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho.
Romanos 3
22-24. Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença.
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.
João 1
12,13. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.
__________________
As traduções são:
(1) do antigo testamento hebraico trasliterado, https://www.cafetorah.com/genesis/
(2) do novo testamento Almeida Corrigida Fiel, https://www.bibliaonline.com.br/acf
Comentários
Postar um comentário