O que é Santa Ceia ou Ceia do Senhor ou Santa Ceia do Senhor?
Santa Ceia
A Santa Ceia foi instituída por Jesus na noite em que foi traído. Ela é um Sacramento porque:
- Tem ordem divina (1 Co 11.25)
- É um Meio da Graça (Mt 26.26-28)
- Possui Elemento Visível (Pão e Vinho)
Recebemos o verdadeiro corpo e sangue de Cristo, juntamente com o pão e o vinho.
Não utilizamos nenhum outro além destes, porque foram os que Cristo utilizou. Se não celebrarmos com pão e vinhos, no mínimo haverá dúvida: “será que é Santa Ceia mesmo?. E a Ceia não é dúvida. É certeza.
(Mateus 26.26-28)
“Na noite em que Jesus foi traído: Enquanto estavam comendo, Jesus pegou o pão e deu graças a Deus. Depois, partiu o pão e deu a seus discípulos, dizendo:
- Peguem e comam. Isto é o meu corpo.
Em seguida, pegou o cálice e agradeceu a Deus. Depois, passou o cálice aos discípulos, dizendo:
- Bebam todos vocês, porque isto é o meu sangue, que é derramado em favor de muitos para a remissão dos pecados. É o sangue que sela o acordo feito por Deus com o seu povo”.
O próprio Jesus disse: “Dado e derramado em favor de vós para a remissão de pecados”. Cristo oferece seu corpo e sangue para que recebamos perdão de todos os nossos pecados. E quem recebe perdão, recebe também salvação e vida eterna.
ISTO É MEU CORPO OU ISTO SIMBOLIZA MEU CORPO?
Em nenhuma língua o verbo SER é entendido com simbolizar, significar, representar. O que é, é. Nenhum elemento do texto bíblico indica uma interpretação figurada, simbólica ou espiritual destas palavras. Cremos nestas palavras na forma em que Cristo as disse. O pão é seu corpo e o vinho é seu sangue. O pão e o vinho recebemos de forma natural. O corpo e o sangue, de forma sobrenatural, além da razão, incompreensível. Além disso, quando a Santa Ceia é administrada, as palavras de Jesus devem estar presentes, para termos certeza: “Tomai, comei, isto é o meu corpo“, pois ele acrescentou: “Fazei ISTO”.
Na Santa Ceia, temos a oportunidade de nos encontrarmos com Cristo de forma palpável e visível, pois recebemos seu verdadeiro corpo e sangue em nossa boca. Por isso, a Santa Ceia é uma oportunidade única de sentirmos o perdão de Deus e de sermos fortalecidos em nossa fé. Além disso, é uma oportunidade única de nos reunirmos como irmãos, em comunhão, demonstrando unidade na mesma fé, no mesmo Salvador.
Na Santa Ceia, Jesus vem até nós corporalmente, para nos dar certeza de que, quando nos arrependemos verdadeiramente e cremos no seu perdão, ele nos ouve, nos perdoa e afasta de nós nossos pecados, nos dando um novo coração, cheio de alegria e vontade de fazer a vontade de Deus! Na Santa Ceia, sentimos materialmente, fisicamente, com o pão/corpo e o vinho/sangue como é bom ser cristão, como é bom estar com Deus.
Comentários
Postar um comentário