Não somos pecadores porque pecamos, pecamos porque somos pecadores.

Não somos pecadores só porque pecamos, mas em vez disso, nós pecamos justamente por sermos pecadores Pecado em hebraico é hatá, em grego hamartia, normalmente se traduz ambas como "errar", talvez seja a melhor tradução, mas é errar no sentido de desvio, de não atingir um alvo. A palavra pecado vem do latim, peccatum.  Ela descreve nossa condição para com Deus de quem praticou um delito.
  
Nós não somos pecadores porque pecamos, mas porque temos a natureza do pecado. Herdamos a dívida de nossos pais, temos a mesma natureza que eles, a natureza corrompida do mundo decaído devido ao pecado de Adão, como uma doença hereditária. E herdamos o mundo ao qual nossos pais nos trouxeram.

É como se nossos pais fossem cientistas e tivessem desenvolvido um vírus muito contagioso, e se contaminaram. Todos os filhos nascem com o vírus. Foi exatamente isso que aconteceu, todos nascemos pecadores. Quando você peca está com a doença, quando evita pecar é apenas portador, mas não deixa de ter o vírus, não deixa de ser pecador.

Mas a salvação não poderia vir por nosso mérito, obras, mas pela misericórdia de Deus, pois não podemos consertar tudo isso. Os pecados podem ser perdoados, mas jamais poderiam ser compensados. Toda a natureza foi corrompida pelo pecado, como vamos consertar isso? Não conseguimos sequer consertar a nós mesmos. Imagine termos que consertar toda essa natureza da corrupção. Toda ação tem consequências. Tudo que está errado é consequência do pecado. Por nossas próprias forças, poderes e esforços não poderíamos tornar tudo como era antes da queda.

Se não fossemos pecadores não morreríamos. A morte é a deterioração, consequência do pecado. Mas mesmo os santos podem morrer e tem morrido. O projeto de Deus não incluía morte, mas como nós usamos nossa liberdade em sua direção a morte existe. Mas Deus tem um projeto, Ele quer que todos sejam salvos, mas não vai salvar quem não quiser ser salvo, não vai tirar a liberdade que nos deu. Além disso Ele quer que sejamos santos, a santificação é possível, mas ela só é possível pela iluminação do Espírito Santo em nós e por seu trabalho minucioso em nós. E é um processo longo e que exige perseverança. "Ao que perseverar darei a coroa", muitos entre os salvos não receberão essa coroa.

Não somos capazes de detectar realmente o pecado em nós, em sua natureza, até que tenhamos recebido o Espírito Santo de Deus por livre vontade. É ele que mostra o pecado e dá o arrependimento. Enfim. Nenhuma parte da obra é feita por nós a não aceitar o senhorio do Cristo e resistir ao pecado. Que Deus tenha piedade de nós

Mas Aleluias por isso:

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. Porque até à lei estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado não havendo lei. No entanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir.  Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.

E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se, pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só, Jesus Cristo.

Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor. - Romanos 5:12‭-‬21 ARC95
https://bible.com/bible/212/rom.5.12-21.ARC95


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Me converti, e agora?

Refutada a tese soteriológica católica romana ou não?

O ESPÍRITO SANTO